Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:32
De acordo com Zizek (1990), os inimigos da nação são geralmente acusados de "prazer excessivo". A nação "existe enquanto seu prazer específico segue materializado em práticas sociais e transmitido por mitos nacionais que estruturam essas práticas" (1990, p. 53).
Assim, o mito nacionalista é sempre relacionado com a posse da coisa nacional. Os inimigos da nação querem subtrair nosso prazer ou ganhar acesso a algum prazer secreto nosso. Ao imputar ao outro a subtração do prazer, escondemos o fato de que nunca possuímos aquilo que supostamente nos foi subtraído (1990, p. 54). Além disso, ao fantasiar sobre ou mesmo odiar o prazer do outro, revelamos nosso próprio prazer. Meu pai, por exemplo, nas raríssimas vezes que reclamava de alguém, era por ser metódico. Meu pai era excessivamente metódico e odiava esse fato.
Bom ou mau, o nacionalismo provê a superfície na qual se inscrevem demandas, esperanças e aspirações sociais. O nacionalismo e o antagonismo social que ele faz surgir podem, pois, ser vistos como uma resposta discursiva ao deslocamento. Deslocamentos resultantes de eventos internos ou externos que questionam, desestabilizam e desmontam o regime corrente criam uma profunda necessidade de um projeto hegemônico capaz de rearticular os significantes flutuantes dentro de uma nova ordem discursiva que alimente a esperança de plena realização das identidades deslocadas dentro de um espaço comunal unificado.
O papel do projeto hegemônico do nacionalismo, portanto, provê o significante vazio da nação, que simboliza uma plenitude ausente, de um conteúdo substancial preciso com o qual o povo possa identificar-se.
Referência: Zizek, S. Eastern Europe's republic of Gilead. New Left Review, 183, Sep/Oct, 51-62.
*Júlio Roberto de Souza Pinto é doutor em Sociologia pela UnB com pós-doutorado em Oxford e Duke, advogado e professor do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF