![Líder Raoni [fotografo] Divulgação [/fotografo] Líder Raoni [fotografo] Divulgação [/fotografo]](https://static.congressoemfoco.com.br/2020/01/show_Raoni_3_9D826A1F-DFA2-4C96-B5F3-4236346C8A7C.jpg) 
 
Líder Raoni [fotografo] Divulgação [/fotografo]
O 
cacique Raoni, uma das principais lideranças indígena do Brasil, deve ter alta do hospital neste sábado (25), segundo informações do Instituto Raoni. Ele está internado desde o dia 16 na cidade de Colíder (MT). Raoni, que tem 89 anos, foi internado com quadro de hemorragia digestiva.
Ele começou a apresentar sintomas de desidratação no dia 10 de julho e foi transferido de sua aldeia, no Território Indígena Capoto-Jarina, para um hospital em Colíder. No hospital, Raoni recebeu transfusões de sangue e teve novos sangramentos.
> "Câmara não será hostil aos indígenas", promete Rodrigo Maia a Raoni
No fim de junho, Raoni ficou viúvo após o falecimento de sua esposa, Bekwyjkà Metuktire.
O cacique Raoni é um reconhecido ambientalista e defensor dos direitos dos povos indígenas e o mais antigo líder do grupo Kayapó, que vive em aldeias espalhadas nos estados do Mato Grosso e Pará.  Raoni Metuktire nasceu por volta de 1930 e seu primeiro contato com homens brancos aconteceu em 1954. Ele ganhou projeção internacional nos anos 80, liderando uma campanha global 'Save de Rainforest' (Salve a Floresta), juntamente com o músico Sting. Eles visitaram 17 países de abril a junho de 1989.
