Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MDB apoia nomeação de Cristiano Zanin ao STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF

MDB apoia nomeação de Cristiano Zanin ao STF

10 membros do MDB decidiram apoiar a indicação de Zanin por compreender que ele cumpre com os critério exigidos pela Constituição.

Congresso em Foco

14/6/2023 | Atualizado às 17:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

10 senadores do MDB receberam Zanin no escritório da liderança no Senado. Foto: Congresso em Foco

10 senadores do MDB receberam Zanin no escritório da liderança no Senado. Foto: Congresso em Foco
Após uma saída apressada do indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, da sala de liderança do MDB na tarde desta quarta-feira (14), o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), declarou que o partido entende que o advogado apontado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é merecedor da vaga deixada pelo ministro Lewandowski em 11 de abril deste ano. "Estaremos apresentando o relatório amanhã de manhã [quinta-feira, 15] para cumprir rigorosamente as previsões regimentais, com a data para sabatinar o indicado, Dr. Cristiano Zanin, no dia 21 de junho, conforme informado pela CCJ [Comissão de Constituição Cidadania e Justiça]", disse o senador. [video width="640" height="288" mp4="https://static.congressoemfoco.com.br/2023/06/WhatsApp-Video-2023-06-14-at-15.36.45.mp4"][/video] O MDB recepcionou Zanin com um grupo de 10 senadores. Coletivamente, os membros da legenda decidiram apoiar a indicação de Zanin por compreender, via análise técnico-jurídico, que ele cumpre os critérios exigidos pela Constituição. "Nós nos ataremos a fazer uma análise objetiva sob os critérios que a Constituição nos exige [para o relatório]. Levando em consideração esses elementos: informação, postura, comportamento, vivência, experiência, equilíbrio, sobejam suficientes motivos apara uma indicação favorável", acrescentou Veneziano. Quase ministro

Com a aprovação do MDB, Zanin está próximo de garantir a maioria de votos em plenário que precisa para confirmar sua indicação a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira (13), os senadores do PSD declararam que vão votar a favor de Zanin depois de uma reunião com o advogado.

O PSD é a maior bancada da Casa Alta, com 15 senadores. O MDB tem mais 10. Somando-se os dois grupos com o PT, legenda do presidente Lula, responsável pela indicação, há um total de 33 votos para Zanin. Só ficam faltando 8 para que o advogado consiga os 41 votos que precisa para assumir a cadeira de ministro no STF. Seria deselegante Ao ser questionado pela falta de mestrado e artigos acadêmicos publicados de Zanin, bem como a relação com o presidente Lula no processo que o levou à prisão, Veneziano respondeu que "seria deselegante e injusto com uma carreira de 25 anos de atuação não só processual e civilista em que defendeu causas, autoridades, políticos e personalidades que vão além do atual presidente no caso da Lava-Jato. "Já o conhecia, a menção que podemos fazer é que é uma pessoa ponderada, equilibrada e moderada no sentido de tomar as decisões que está presente na condição de um magistrado que precisa ter conhecimento jurídico para lidar com questões controversas.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF Veneziano Vital do Rêgo MDB cristiano zanin

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

RESPOSTA AO CONGRESSO

Governo vai ao STF para reverter derrubada do aumento do IOF

GRUPO DE TRABALHO

Reforma administrativa: Câmara debate com acadêmicos e juristas

JUSTIÇA

Mendonça diz que STF tomou espaço do Congresso ao decidir sobre redes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

EXCLUSIVO

Centrão articula Nikolas Ferreira para relatoria da CPI do INSS

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES