Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT indica três deputados para a CPMI dos Atos Golpistas
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 19654, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":19654}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPMI dos Atos Golpistas

PT indica três deputados para a CPMI dos Atos Golpistas

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) indicou os deputados que irão fazer frente à bancada bolsonarista na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Congresso em Foco

11/5/2023 | Atualizado às 20:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rubens Pereira Jr. é um dos indicados para a CPMI. Foto: Divulgação

Rubens Pereira Jr. é um dos indicados para a CPMI. Foto: Divulgação
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) encaminhou um ofício com os nomes dos deputados que irão fazer frente à bancada bolsonarista na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro. Os titulares são Rubens Pereira Jr. (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O documento foi enviado na quinta-feira (10) ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e apresentou os seguintes deputados como suplente: Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO). Já as indicações confirmadas do PL para integrar a CPMI são Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Os suplentes são Nikolas Ferreira (PL-MG), Marco Feliciano (PL-SP) e Filipe Barros (PL-PR). Eduardo Bolsonaro é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ramagem foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo passado e André Fernandes foi um apoiador dos atos do dia 8 e quem originalmente colheu assinaturas para creia a CPMI. Após a desistência oficial de André Fufuca (PP-MA), a presidência da Comissão Mista ainda tem como o nome mais cotado o deputado Arthur Maia (União-BA) e Kim Kataguiri (União-SP) como suplente. A relatoria também segue indefinida, mas o nome que chegou a ser sondado foi o do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que demonstrou resistência ao posto.

Senado

Os senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Esperidião Amin (PP-SC) foram indicados por parte do bloco Aliança. Mais quatro nomes da oposição foram anunciados pelo bloco Vanguarda como titulares: Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES). Os suplentes indicados são Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC).

Damares Alves é ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019-2022), cargo que exerceu durante o mandato de Jair Bolsonaro. Ambos do PL, Flávio Bolsonaro é filho do ex-presidente e Magno Malta, um aliado antigo de Bolsonaro. Esperidião Amin demonstrou apoio ao ex-presidente nas eleições do ano passado. Girão é defensor e apoiador do último do governo. O União Brasil tem como principais nomes cotados para compor a CPMI: Soraya Thronicke (União-MS) e Davi Alcolumbre (União-AP). Os suplentes são Sergio Moro (União-PR) e Professora Dorinha Seabra (União-TO). No entanto, o partido compõem um bloco com 29 senadores do MDB, PODEMOS, União, PDT e PSDB que devem se mover para indicar outros senadores. As indicações ainda precisam ser referendadas pela Mesa Diretora do Senado. No dia 3 de maio, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse ter confiança que o governo teria até 12 aliados no Senado como membros da CPMI. A CPMI dos Atos Golpistas tem como objetivo encontrar os financiadores da tentativa de golpe realizada na Praça dos Três Poderes e apontar os principais articuladores das ações que destruíram patrimônio público. Confirma uma lista com os nomes confirmados até o momento para integrarem as 32 cadeiras da Comissão Mista dos Atos Golpistas:

Câmara 

  • PL: Eduardo Bolsonaro (PL-SP), André Fernandes (PL-CE) e Delegado Ramagem (PL-RJ)
  • PT-PCdoB-PV: Rubens Pereira Jr. (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
PSOL-Rede, União Brasil, PP, PSDB-Cidadania, PDT, MDB, PSD, Republicanos, PSB, Avante, Solidariedade, Patriota, Podemos e Novo ainda não indicaram nomes.

Senado

  • Republicanos: Damares Alves (Republicanos-DF)
  • PL: Magno Malta (PL-ES)
  • PP: Esperidião Amin (PP-SC)
  • PDT, Rede e Novo: Eduardo Girão (NOVO-CE)
MDB, União Brasil, Podemos, PSDB, PSD, PT, PSB ainda não indicaram os nomes.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Câmara PT deputados CPMI pl indicações antidemocráticos Atos golpistas

Temas

Governo Congresso

LEIA MAIS

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

Relações Exteriores

Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"

Senado

Comissão de Educação vota projetos sobre inclusão e cultura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }