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Itapemirim envia aeronaves para ficarem armazenadas nos Estados Unidos

Segundo fontes, a Itapemirim estaria devolvendo as aeronaves para a empresa DCAL 2 Leasing Limited por suposta falta de pagamento

Congresso em Foco

19/1/2022 18:40

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A aeronave PS-SFC da Itapemirim, na pista do Aeroporto de Brasília, antes de decolar para Tucson, nos Estados Unidos. Foto: Gabriel Melo/ cortesia Aeroflap

A aeronave PS-SFC da Itapemirim, na pista do Aeroporto de Brasília, antes de decolar para Tucson, nos Estados Unidos. Foto: Gabriel Melo/ cortesia Aeroflap
Decolou do Aeroporto Internacional de Brasília, às 7h40 desta quarta-feira, a aeronave PS-SFC da Itapemirim Transportes Aéreos. Seu destino, agora, será ficar armazenada no Aeroporto Internacional de Tucson, no deserto norte-americano.  O outro avião, PS-ITA, já chegou em solo americano ontem. Rumores dão conta de que as duas aeronaves foram devolvidas à empresa DCAL 2 Leasing Limited, que teria pedido os aviões de volta, após a crise com a aérea brasileira, por atraso no pagamento. O último voo da aeronave PS-SFC, que teria sido devolvida hoje, foi no dia 17 de dezembro, vindo de Recife às 17h15 para Brasília.  A viagem seguiria para o Rio de Janeiro às 20h40, mas a empresa anunciaria a suspensão dos voos naquele mesmo dia e a aeronave ficou no aeroporto da capital federal desde então. A assessoria de imprensa da Itapemirim Transportes Aéreos, porém, nega que o pagamento do leasing dos aviões esteja atrasado e  afirma que o motivo do envio das aeronaves seria a realização da manutenção no exterior porque a TAP Maintenance & Engineering, no Brasil, estaria encerrando suas atividades e não teria como fazer o serviço. Eles negam que as aeronaves estejam sendo devolvidas ao locador e afirmam que elas retornarão ao Brasil no final de fevereiro. De acordo com documento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), obtido com exclusividade pelo Congresso em Foco, o motivo dos voos é o "translado para uma base onde a aeronave será armazenada" no Tucson International Airport, localizado no estado do Arizona.  O local é bastante conhecido por servir de depósito de aeronaves de várias partes do mundo por causa do clima desértico, que ajuda na preservação dos equipamentos. A solicitação de autorização especial de voo internacional à Anac não trata nem de manutenção das aeronaves no exterior e, tampouco, sobre o retorno dessas aeronaves ao Brasil. O certificado de operador aéreo da Itapemirim Transportes Aéreos foi suspenso pela Anac no dia 17 de dezembro, mesmo dia em que a empresa suspendeu todos os seus voos, e foi sido proibida de comercializar passagens desde o dia 8 de janeiro. > Ajude-nos a fazer um Congresso em Foco melhor pra você
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Crise aviação civil Itapemirim Itapemirim Transportes Aéreos

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