Notícias

Congresso em Foco participa do Conexidades, encontro de vereadores em Olímpia

A expertise de 17 anos de cobertura dos três poderes em Brasília propiciou o convite para que o site participasse do 4º Conexidades

26/11/2021
Publicidade
Expandir publicidade

O diretor do Congresso em Foco Análise, Rudolfo Lago, participou do 4º Conexidades, encontro de vereadores de todo o país, em Olímpia (SP) (foto: divulgação)
A expertise do Congresso em Foco em 17 anos de cobertura dos três poderes em Brasília propiciou o convite para que o site participasse do 4º Conexidades, encontro de vereadores de todo o país, mas especialmente de municípios de São Paulo, na cidade de Olímpia (SP), estação termal próxima de São José do Rio Preto. O diretor do Congresso em Foco Análise, Rudolfo Lago, apresentou uma palestra sobre as perspectivas políticas para as eleições 2022. Com base nos dados que são colhidos a partir das ferramentas do Congresso em Foco Análise, especialmente o Farol Político – newsletter semanal produzida com a colaboração dos economistas e cientistas políticos André Sathler e Ricardo de João Braga – e o Painel do Poder – pesquisa trimestral feita com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado –, Rudolfo Lago apresentou um quadro, no qual apontou, com sinais verde, amarelo e Vermelho, os cenários mais e menos prováveis para o ano que vem. Inicialmente, foram mostrados dados de pesquisas realizadas no final de 2017 para mostrar o quanto o resultado final do primeiro turno  foi diferente do cenário a um ano das eleições. Naquele momento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderava as pesquisas. E ele nem participou da disputa. Cenários que mostravam Fernando Haddad como seu substituto mostravam o ex-prefeito de São Paulo somente com 3% das intenções de voto. A eleição foi vencida por Jair Bolsonaro, com Haddad em segundo.  “Muita água ainda deverá rolar por debaixo da ponte”, vaticinou o diretor do Congresso em Foco Análise. Depois foram mostrados cenários possíveis para o país no ano que vem, desde as possibilidades de convulsão social, força do Parlamento, disputa entre os poderes, repique da pandemia de covid-19, etc. “Uma coisa que podemos afirmar, com toda certeza, é que será um ano nervoso”, disse Rudolfo. Na edição deste ano, o Conexidades homenageou o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, que recebeu um prêmio por sua atuação no desenvolvimento da vacina Coronavac. Nesta sexta-feira (26),  os participantes ouvirão uma palestra do ex-presidente Michel Temer. O Conexidades encerra no sábado (27).
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos