Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE responde declarações de Bolsonaro contra eleições de 2022

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE responde declarações de Bolsonaro contra eleições de 2022

Congresso em Foco

9/7/2021 | Atualizado às 18:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Minirreforma eleitoral prevê um prazo limite para o efeito de decisões judiciais que anulem registros de candidaturas. Foto: Elza Fiúza ABr

Minirreforma eleitoral prevê um prazo limite para o efeito de decisões judiciais que anulem registros de candidaturas. Foto: Elza Fiúza ABr
Por meio de nota, divulgada nesta sexta (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  respondeu a ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro que voltou a ameaçar a não a realização de eleições no Brasil em 2022. Bolsonaro também afirmou que "a fraude está no TSE" e chamou o presidente do TSE, Luís Roberto Barrroso de "idiota" e "imbecil". A nota começa classificando as declarações do presidente Bolsonaro de "lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo". O texto rememora todas as disputas eleitoras desde a implantação da urna eletrônica, em 1996, reforçando que " jamais se documentou qualquer episódio de fraude" e que o Brasil vivenciou a alternância de poderes. Quando ao pleito de 2014, citado por Bolsonaro como tendo sido fraudado, o TSE afirma: "o PSDB, partido que disputou o segundo turno das eleições presidenciais, realizou auditoria no sistema de votação e reconheceu a legitimidade dos resultados". Leia a nota na íntegra: Nota à imprensa TSE reforça que desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude Tendo em vista as declarações do Presidente da República na data de hoje, 9 de julho de 2021, lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que:
  1. Desde a implantação das urnas eletrônicas em 1996, jamais se documentou qualquer episódio de fraude. Nesse sistema, foram eleitos os Presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro. Como se constata singelamente, o sistema não só é íntegro como permitiu a alternância no poder.
  2. Especificamente, em relação às eleições de 2014, o PSDB, partido que disputou o segundo turno das eleições presidenciais, realizou auditoria no sistema de votação e reconheceu a legitimidade dos resultados.
  3. A presidência do TSE é exercida por Ministros do Supremo Tribunal Federal. De 2014 para cá, o cargo foi ocupado pelos Ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Todos participaram da organização de eleições. A acusação leviana de fraude no processo eleitoral é ofensiva a todos.
  4. O Corregedor-Geral Eleitoral já oficiou ao Presidente da República para que apresente as supostas provas de fraude que teriam ocorrido nas eleições de 2018. Não houve resposta.
  5. A realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático. Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade.
> Quem for contra Estado Democrático de Direito é "inimigo da nação", diz Pacheco > Depoente confirma erros em invoice da Covaxin e CPI pode convocar Onyx
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TSE eleições Bolsonaro nota fraude urnas eletrônicas Barroso declarações 2022

Temas

Governo País

LEIA MAIS

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

Relações Exteriores

Lula rebate postagem de Trump: "Dê palpite na sua vida, não na nossa"

Eleições no partido

Eleições do PT seguem indefinidas com impasse em Minas Gerais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Eleições partidárias

Edinho Silva é eleito o novo presidente nacional do PT

2

Redes sociais

Veja reações de autoridades à postagem de Trump defendendo Bolsonaro

3

PT

Guilherme Sigmaringa vence eleição e vai comandar PT do DF até 2029

4

AGENDA DA SEMANA

Congresso vai receber 5 ministros e Galípolo nesta semana

5

Internacional

Trump sai em defesa de Bolsonaro e acusa Brasil de "caça às bruxas"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES