Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/9/2006 | Atualizado às 18:31
O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou nesta terça-feira (26) que o presidente Lula pretende, caso seja reeleito, chamar a oposição para um pacto que garanta a reforma política e a tramitação do orçamento em 2007.
"Ele pretende chamar todas as forças democráticas e partidos para um pacto político", afirmou o ministro. "O presidente quer conversar com PSDB, PFL, Alckmin, Fernando Henrique", acrescentou Genro.
Em relação ao cenário eleitoral, Genro acredita que não haverá mudanças. "Seria um erro de quem quer que seja desconhecer as duas contendas eleitorais na última semana do processo, mas avalio que dificilmente o cenário (que indica vitória de Lula no primeiro turno) muda", disse.
"Na minha opinião, o presidente Lula deverá ganhar em primeiro turno", declarou.
Genro chamou de "golpe branco' a tentativa da oposição de impugnar um novo mandato do presidente Lula. Ao referir-se às investigações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a compra do dossiê , que podem resultar na impugnação de um novo mandato do presidente, o ministro disse que o PSDB e o PFL adotaram postura "golpista".
"Se isso permanecer enquanto houver o jogo eleitoral, é normal. Se for levado a sério, será o mais elementar golpismo de terceira categoria. Quem levanta isso declara que já perdeu a eleição e tenta um golpe branco. Espero que tudo esteja sendo usado como jogo eleitoreiro", disse. (Rodolfo Torres)
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros