Publicidade
Expandir publicidade
Fazem parte do arco de alianças de Baleia MDB, DEM, PSDB, PSL, PSB, PT, PDT, PCdoB, Solidariedade, PV, Cidadania e Rede [fotografo] Reprodução / MDB [/fotografo].
A eleição para a presidência da Câmara está polarizada entre os deputados Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro. Embora o conjunto de partidos que o apoiam some 289 deputados, Baleia sabe que não tem, até o momento, todos esses votos.
Muitos congressistas que integram o bloco liderado pelo presidente do MDB já declararam que vão votar em Lira. Já as bancadas que apoiam o líder do PP ocupam 196 cadeiras. O Congresso em Foco ouviu deputados do PSDB, DEM, PSL, Solidariedade e PSB para saber o tamanho das dissidências.
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Psol e Novo têm candidaturas próprias e o Podemos ainda não se posicionou. Os partidos mais divididos são o DEM, de Rodrigo Maia, principal articulador da candidatura de Baleia, o PSDB e o PSB. O Cidadania é outro que não tem maioria declarada em favor do emedebista.
É com base nessas dissidências que Lira aposta sua vitória. Apoiadores do deputado alagoano no DEM estimam que ele pode alcançar 20 votos dentro da bancada de 29 congressistas, a despeito do apoio de Maia. Eles acreditam que ele possa receber quase 20 votos entre os 33 tucanos. No PSB, que tem 30 representantes, no mínimo 18 deputados apoiam Lira abertamente.