Publicidade
Expandir publicidade
Os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do Republicanos, Marcos Pereira [fotografo] Reprodução / MCTIC [/fotografo]
O partidos do Centrão fizeram ao governo federal uma nova leva de indicações para ocuparem cargos na administração pública.
Deputados do grupo informal de centro e direita ouvidos pelo Congresso em Foco afirmaram que o Republicanos deve emplacar um aliado no comando de uma secretaria no Ministério de Agricultura e Agropecuária e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao mesmo ministério.
>Centrão emplaca novo secretário do Ministério da Saúde
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
Também há articulações para que seja trocado o comando da Telebrás, estatal vinculada ao Ministério de Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicações. A indicação do novo nome deve caber diretamente ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Integrantes da legenda disseram ao site que ouviram sobre a indicação para a Telebrás, mas que isso não está sendo feito pela bancada do partido no Congresso.
A movimentação contraria política econômica defendida pelo ministro Paulo Guedes. A Telebrás está entre as estatais que o Ministério da Economia quer privatizar.
O presidente Jair Bolsonaro tem negociado a ocupação de cargos com os partidos em troca de uma base no Congresso. O PP já levou o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), com orçamento de cerca de R$ 30 bi, e o PSD levou o comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com orçamento de cerca de R$ 3 bi.