Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Participação popular como antídoto à corrupção

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Participação popular como antídoto à corrupção

Congresso em Foco

14/8/2009 6:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Giuseppe Vicentini*
 
Diante de evidências de corrupção em diferentes esferas de governo, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, vários cidadãos ao redor do globo têm cobrado de seus governos maior participação nas decisões que impactam sobre suas vidas. Essa redistribuição de poder tem sido chamada de democracia participativa, a despeito de - em tese - toda democracia ser necessariamente participativa. O que se intensifica atualmente em todo o mundo são o nível e a frequência dessa participação.
 
O velho eleitor "vaquinha de presépio", que ganhava os holofotes apenas no momento da eleição, gradativamente dá lugar ao eleitor-cidadão, que sabe o valor do velho provérbio: "O que engorda o boi é o olho do dono!". Consciente da possibilidade de suas contribuições tributárias não serem revertidas em benefícios públicos de qualidade, esse cidadão não só fiscaliza a aplicação dos recursos, como também exige cada vez mais o poder de decidir aonde, quando e como serão feitos os investimentos. A expansão dessa massa crítica se faz frequentemente de forma silenciosa, usando meios de comunicação acessíveis - e, por isso mesmo, mais democráticos - como rádios (especialmente as comunitárias), sites, blogs, grupos de discussão eletrônica e redes sociais na internet.
 
Entre as várias práticas de participação popular na vida política cotidiana, desenvolvidas ao sabor dos ventos sociais nos cinco continentes, encontram-se iniciativas como o Demoex (Suécia), a Lista Partecipata (Itália), o Direct Democracy Center (Suíça), OIDP (Espanha), os Orçamentos Participativos (OP-Brasil), entre outros (veja links abaixo). 

A experiência vivenciada no Brasil através dos Orçamentos Participativos (OP), seja em sua forma tradicional, por assembléias, seja no OP digital, consiste na votação popular para escolha das obras que receberão grande parte do orçamento governamental, já implantado em escala municipal. Seus próximos passos são: aprimoramento nos municípios que já participam, expansão para mais e mais municípios, expansão para as esferas estaduais e finalmente expansão para o Orçamento Geral da União.
 
Neste contexto, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, Belo Horizonte vai realizar nos dias 10 e 11 de setembro de 2009 o Seminário França-Brasil sobre Democracia Participativa. Promovido pela prefeitura municipal e pela região francesa de Poitou Charentes, o evento é uma oportunidade para promover o intercâmbio de conhecimentos de experiências em Democracia Participativa e fortalecer os vínculos de cooperação bilateral entre cidades do Brasil e da França em prol do aprofundamento e aperfeiçoamento das mesmas. Participemos! Nossos filhos agradecem! (Fonte: http://pbh.gov.br/redebrasileiraop)
 
Experiências mundiais:
Espanha/Catalunha: http://www.oidp.net/pt/
Inglaterra - http://www2.prestel.co.uk/rodmell/
Itália - http://www.democraticidiretti.org/
Suécia - http://demoex.net/en
Suécia - http://www.aktivdemokrati.se/
Suíça - http://www.c2d.ch/
União Européia - http://www.democracy-international.org/
Mundo - http://en.wikipedia.org/wiki/Direct_democracy
US - Estados Unidos - http://www.vote.org/

*Engenheiro civil em Belo Horizonte(MG), é responsável pelo blog http://vozdasgerais.blogspot.com/.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum Fórum

LEIA MAIS

Direitos do consumidor e o mercado imobiliário

Campanha Ficha Limpa: a consideração objetiva da vida pregressa

O trem-bala no Brasil: transporte para o atraso!

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES