Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Eleições 2026
Congresso em Foco
29/12/2025 9:41
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em situação de empate técnico com quatro possíveis adversários em simulações de segundo turno para a eleição presidencial. É o que indica uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última sexta-feira (26).
De acordo com o levantamento, Lula lidera numericamente nos confrontos contra Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Junior, mas as diferenças ficam dentro da margem de erro, caracterizando empate técnico em todos esses cenários.
A sondagem ouviu 2.038 eleitores entre os dias 18 e 22 de dezembro, em 163 municípios distribuídos pelas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No cenário em que Lula enfrenta Flávio Bolsonaro, o atual presidente soma 44,1% das intenções de voto, contra 41% do senador. Em uma eventual disputa contra Tarcísio de Freitas, os percentuais são de 44% para Lula e 42,5% para o governador paulista. Já contra Michelle Bolsonaro, o petista registra 44,8%, enquanto a ex-primeira-dama alcança 41,4%.
Quando o adversário é Ratinho Junior, governador do Paraná, Lula aparece com 43,8% das intenções de voto, ante 40,2% do oponente. Em todas essas simulações, a vantagem do presidente não ultrapassa o intervalo estatístico da pesquisa.
O único confronto em que Lula surge com vantagem fora da margem de erro é contra a senadora Tereza Cristina. Nesse cenário, o presidente obtém 44,6% das intenções de voto, enquanto a parlamentar aparece com 30,3%.
A pesquisa também testou um embate entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo inelegível e cumprindo pena de 27 anos e três meses de prisão por envolvimento na tentativa de golpe, Bolsonaro aparece numericamente empatado com o atual chefe do Executivo: 43,4% contra 43,6% de Lula.
Além do segundo turno, o instituto simulou cenários de primeiro turno para a eleição de 2026. Em todas as hipóteses testadas, Lula lidera. Contra Jair Bolsonaro, o presidente registra 36,9%, frente a 31,3% do ex-mandatário. Em uma disputa com Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 37,6%, enquanto o senador soma 27,8%.
Outras simulações indicam vantagem do petista sobre Tarcísio de Freitas, que marca 26,2%, e Michelle Bolsonaro, com 24,4%. Nos diferentes cenários avaliados, nomes como Ciro Gomes, Ratinho Junior, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Tereza Cristina e Renan Santos aparecem com percentuais menores.
Temas
LEIA MAIS
Energia e Inclusão
Tarifa social e mudanças no setor elétrico foram destaque no Congresso