Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Descontente com Tarcísio, PP cogita disputar governo de São Paulo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ELEIÇÕES 2026

Descontente com Tarcísio, PP cogita disputar governo de São Paulo

Partido esperava engajamento mais forte do governador na candidatura de Guilherme Derrite ao Senado. Entre os nomes cotados para concorrer pela legenda, estão Pablo Marçal e Ricardo Salles.

Congresso em Foco

29/12/2025 9:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Progressistas (PP) avalia lançar candidatura própria ao governo de São Paulo nas eleições de 2026, movimento que, se confirmado, afastaria o partido de uma eventual coalizão de reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A informação foi confirmada por integrantes da cúpula da legenda, que falam sob reserva.

A decisão ainda está em fase de análise, mas dirigentes apontam um "crescente descontentamento" de prefeitos e parlamentares do partido com o Palácio dos Bandeirantes. Entre as principais queixas estão a falta de atenção a demandas da sigla, dificuldades de comunicação e a percepção de distanciamento entre o governo estadual e a direção partidária, tanto no plano estadual quanto nacional.

PP quer apoio mais explícito de Tarcísio à candidatura de Guilherme Derrite, seu ex-secretário de Segurança Pública, ao Senado.

PP quer apoio mais explícito de Tarcísio à candidatura de Guilherme Derrite, seu ex-secretário de Segurança Pública, ao Senado.Danilo Verpa/Folhapress

Outro fator que pesa na avaliação é o apoio considerado insuficiente de Tarcísio ao projeto do PP para 2026 no Senado. O partido tem como pré-candidato o deputado e ex-secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PP) e esperava um engajamento mais claro do governador na construção dessa candidatura.

Nos bastidores, a direção do PP também calcula que uma candidatura própria ao governo paulista poderia fortalecer o desempenho eleitoral da legenda nas disputas proporcionais para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

Nomes em avaliação

Entre os nomes sondados para uma eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes estão Filipe Sabará, ex-secretário estadual e ex-coordenador da campanha de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo em 2024, e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Jair Bolsonaro.

Outro nome citado nas conversas internas é o do próprio Pablo Marçal, que concorreu à Prefeitura da capital em 2024 pelo Pros, mas atualmente está inelegível até 2030. Marçal, hoje filiado ao PRTB, tenta reverter na Justiça Eleitoral decisões que o impedem de disputar novas eleições. Em novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo derrubou uma das condenações que pesavam contra ele, relacionada à suposta venda de apoio político em troca de transferências via Pix. Apesar disso, outras decisões continuam válidas e mantêm sua inelegibilidade.

No caso de Sabará, dirigentes apontam como trunfo a proximidade com o senador Flávio Bolsonaro (PL). Nas últimas semanas, ele tem articulado encontros entre o pré-candidato do PL à Presidência da República e empresários e investidores em São Paulo, o que reforça sua projeção dentro do campo conservador.

A cúpula do PP afirma que outros nomes também estão sendo analisados, desde que apresentem viabilidade eleitoral, capacidade de articulação partidária e apoio de lideranças políticas de peso.

O PP é presidido nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira (PI) e, em São Paulo, pelo deputado federal Maurício Neves. A definição sobre o rumo do partido na disputa pelo governo paulista deve avançar ao longo de 2026, à medida que o cenário eleitoral se torne mais claro e as negociações com outras siglas evoluam.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

São Paulo PP Ricardo Salles Tarcísio de Freitas Ciro Nogueira guilherme derrite flavio bolsonaro eleições Pablo Marçal

LEIA MAIS

Eleições

Em carta, Bolsonaro confirma pré-candidatura de Flávio à Presidência

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUDICIÁRIO

PF declara presidente do Instituto Voto Legal como foragido

2

JUDICIÁRIO

Nunes Marques prorroga prazo para aprovações de dividendos em 30 dias

3

JUDICIÁRIO

Toffoli mantém acareação entre diretor do BC e investigados do Master

4

Energia e Inclusão

Tarifa social e mudanças no setor elétrico foram destaque no Congresso

5

SAÚDE

Bolsonaro inicia procedimento para tratar crises de soluços

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES