Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/8/2009 16:27
Rodolfo Torres
Sem entrar em detalhes, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou nesta terça-feira (11) que o partido deve apoiar o desarquivamento de algum processo contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética da Casa.
"Sou contrário ao arquivamento sumário", afirmou o petista, ressaltando que a bancada tentará construir uma posição conjunta sobre qual das denúncias deve ser investigada no colegiado. Mercadante explicou que a assessoria jurídica do partido está analisando os processos arquivados contra Sarney para saber o que tem real fundamento jurídico para prosseguir. "Vamos discutir caso a caso."
Os petistas são considerados decisivos para que alguma investigação contra Sarney seja levada adiante. Sem o PT, PSDB e DEM não terão como aprovar no Conselho de Ética algum recurso contrário ao arquivamento das denúncias.
Ontem, PSDB e Psol recorreram do arquivamento de quatro processos contra Sarney (três denúncias e uma representação).
As denúncias foram apresentadas pelo líder do partido na Casa, Arthur Virgílio (AM), e arquivadas na quarta-feira da semana passada pelo presidente daquele colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ). Já a representação foi protocolada pelo líder do Psol, José Nery (PA).
As denúncias do PSDB questionam: a conivência de Sarney com a atuação de um de seus netos na concessão de empréstimos consignados a funcionários do Senado; a suposta utilização irregular de recursos públicos recebidos pela Fundação José Sarney; e se Sarney quebrou o decoro ao negar em plenário sua responsabilidade sobre o órgão que leva seu nome. A representação do Psol questionava a responsabilidade de Sarney na edição de atos secretos.
Os partidos oposicionistas devem recorrer nesta quarta-feira do arquivamento de mais processos contra o presidente do Casa. Entre eles, o que acusa Sarney de nepotismo ao supostamente influenciar na contratação do namorado de uma de suas netas para uma cargo no Senado.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem