Publicidade
Expandir publicidade
Daciolo interpela Ciro sobre Foro de São Paulo e "Ursal", a agremiação fictícia que tirou os internautas do sério[fotografo]Reprodução / YouTube[/fotografo]
O primeiro debate presidencial de 2018 na TV aberta, realizando ontem (10) pela TV Bandeirantes, mobilizou 1,6 milhão de menções no Twitter. Mas não foram propriamente propostas para a política nacional e de combate à crise econômica que ganharam a atenção do grande público. Na verdade, publicações com teor humorístico ganharam mais destaque do que as discussões sobre programas e projetos dos candidatos, segundo estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro (PSL) foi o candidato com maior volume de menções na rede social, 556 mil, seguido de Cabo Daciolo (Patriota). A natureza das menções deixou clara a preferência do público pelas mensagens de teor humorístico.
O ex-bombeiro e deputado federal pelo Rio de Janeiro, Cabo Daciolo roubou a cena durante o debate, fazendo menções a Deus e por ter citado o “Plano Ursal”, suposta “União das Repúblicas Socialistas da América Latina”. O candidato do Patriota, que não tem sido considerado nas pesquisas eleitorais, foi o nome que mais subiu nas buscas do Google durante o debate, de acordo com o Google trends.
A menção à agremiação multilateral fictícia movimentou as redes, principalmente o Twitter, com memes, gifs e diversos outros tipos de postagem divertida. Abaixo, um exemplo da repercussão (veja outros aqui).
Debate dos presidenciáveis na Band: Lula esquecido e Moro ministro
Menção a “Ursal” por Daciolo em debate gera explosão de memes nas redes