Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/3/2018 | Atualizado 22/3/2018 às 22:26
<< Jornalistas da EBC protestam contra ordens para diminuir cobertura sobre vereadora executadaApresentado pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), o Requerimento de Informações 2/2018 "requer a oitiva do Sr. Laerte Rímoli, Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para esclarecer esta Comissão sobre a orientação dada pela gerência de redação da Agência Brasil no sentido de reduzir a cobertura jornalística sobre os assassinatos da Vereadora Marielle Franco e do Sr. Anderson Gomes". Mais cedo, na primeira reunião da comissão de acompanhamento do caso, o parlamentar anunciou que será concebido "uma espécie cronômetro" com os desdobramentos detalhados das investigações. "Um cronômetro público que vá informando à população o que cada uma das instituições envolvidas na investigação tem de resposta", informou o parlamentar fluminense, reclamando da disseminação de mentiras sobre Marielle compartilhadas em redes sociais por autoridades como o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) e a juíza Marilia Castro Neves, do Rio de Janeiro. Ambos foram alvo de ações no Conselho de Ética da Câmara e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), respectivamente.
<< Alberto Fraga por calúnias contra Marielle; leia a íntegra da representação" rel="bookmark" href="https://www.congressoemfoco.com.br/noticias/psol-pede-cassacao-de-alberto-fraga-por-calunias-contra-marielle-leia-a-integra-da-representacao/">Psol pede cassação de Alberto Fraga por calúnias contra Marielle; leia a íntegra da representação << Psol vai ao CNJ contra juíza que chamou Marielle de "cadáver comum" e reproduziu fake news sobre aliança da vereadora com bandidos"A gente não pode esquecer que uma das origens das fake news ou, se não a origem, pelo menos o que impulsionou a fake news a circular foi a publicação de um tuíte de um deputado desta Casa. E outro deputado desta Casa, em entrevista à [rádio] Jovem Pan, tratou com um certo desdém, com desprezo à dignidade de Marielle e sua família, à sua dor, tratou o caso com descaso. Nós, como comissão, temos que pedir ao presidente [da Câmara], Rodrigo Maia [DEM-RJ], que contenha os discursos de ódio contra ela, sobretudo no plenário da Câmara. E a gente sabe que vão se suceder", lamentou Jean. Ação e reação Como reação às imposições da chefia de reportagem, repórteres e editores da EBC resolveram denunciar a situação. Ontem (terça, 20), alguns deles resolveram confeccionar e exibir uma faixa em que se lê: "Não vão nos calar! Marielle presente!" (foto abaixo). Nas redes sociais, profissionais de imprensa se solidarizaram com os colegas da EBC e manifestaram repúdio à conduta da chefia de reportagem, compartilhando conteúdo relativo à linha editorial do grupo de comunicação pública.
<< O que será do Brasil pós-assassinato de Marielle? Profissionais de várias áreas falam sobre o assunto << Comoção e grito contra a violência marcam adeus à vereadora Marielle Franco; veja os vídeos
Tags
ENTREVISTA EXCLUSIVA
Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética
Tentativa de Golpe
PRISÃO DOMICILIAR
PGR pede reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar fuga
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Após acordo, Duarte Jr. assume vice-presidência da CPMI do INSS