Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo Lula vai começar com "revogaço" de normas sobre meio ambiente ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

janeiro de 2023

Governo Lula vai começar com "revogaço" de normas sobre meio ambiente e armamento

A lista de normas que serão derrubadas ou modificadas começará a ser decidida nesta semana, com o início dos trabalhos da equipe de transição coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Congresso em Foco

6/11/2022 11:17

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Normas que facilitaram o desmatamento deverão ser revogadas por Lula em seus primeiros dias de governo. Foto: Eduardo Santos/Flickr

Normas que facilitaram o desmatamento deverão ser revogadas por Lula em seus primeiros dias de governo. Foto: Eduardo Santos/Flickr
O novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve iniciar 2023 com uma série de "revogaços" de portarias e decretos implantados ao longo da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). O foco será reverter iniciativas que facilitaram o acesso a armas, dificultaram o combate ao desmatamento e impuseram sigilos a informações. As informações são do jornal O Globo. A lista de normas que serão derrubadas ou modificadas começará a ser decidida nesta semana, com o início dos trabalhos da equipe de transição coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. A reversão dessas medidas depende apenas da decisão do Executivo, e não há necessidade de construção de uma maioria parlamentar no Congresso Nacional.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o controle da posse de armas foi "desmantelado", fazendo com que civis e Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) tenham em mãos um arsenal superior ao de órgãos públicos. No governo Bolsonaro, foram editados 19 decretos, 17 portarias, duas resoluções e três instruções normativas.

Foi por meio de "canetadas", por exemplo, que Bolsonaro abriu caminho aos CACs. De acordo com O Globo, a quantidade a que a categoria podia ter acesso passou de 16 armas, 40 mil projéteis e quatro quilos de pólvora para 60 armas, 180 mil cartuchos e 20 quilos de pólvora. Com as mudanças nas regras, o número de CACs cresceu de 117 mil em 2018 para mais de 673 mil até junho de 2022 - as armas registradas pelo grupo saltaram de 350 mil para mais de 1 milhão no período.

Promessa de campanha Uma das promessas de campanha do presidente Lula e muito aguardada pelos seus eleitores é a revogação de decretos que impuseram sigilos de cem anos a assuntos envolvendo o governo federal. Ficaram sob sigilo, entre outros temas, a carteira de vacinação do presidente, o processo interno do Exército sobre a participação do ex-ministro e general Eduardo Pazuello em manifestação ao lado de Bolsonaro no Rio em maio de 2021, os crachás de acesso dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto e a investigação da Receita Federal contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Meio Ambiente Governo Nota

LEIA MAIS

Garimpo ilegal

Comissão de Meio Ambiente aprova aumento de penas para garimpo ilegal

INTERNACIONAL

Haddad tem agenda com ministros da Argentina, da China e da Rússia

AGRONEGÓCIO

Lula lança Plano Safra com R$ 516 bi; Fávaro reclama de Galípolo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SABONETES E PERFUMES

Lula sanciona lei que dispensa registro de cosméticos artesanais

2

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

3

TENSÃO ENTRE VIZINHOS

Lula assume Mercosul na Argentina e enfrenta desafio com Milei

4

SEGURANÇA PÚBLICA

PF publica requisitos para porte de armas por guardas municipais

5

Governo

Lula assina decreto para reduzir agrotóxicos na agricultura

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES