Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/1/2008 | Atualizado às 12:57
Tentando apaziguar os ânimos na base governista, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, disse hoje (8) que o governo vai atender às demandas da base aliada com o preenchimento de “algumas dezenas de cargos” de segundo e terceiro escalões em todo o país.
O assunto foi debatido nesta manhã por Múcio com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, em reunião realizada no Palácio do Planalto. "Hoje retomamos um trabalho que estava parado há 40 dias. Foi minha primeira reunião com o Dulci e o Paulo Bernardo para retomarmos a questão dos cargos regionais nos estados", afirmou o ministro das Relações Institucionais.
Na entrevista coletiva, Múcio negou que a retomada das nomeações de aliados nos estados tenha a ver com as votações no Congresso. "São demandas reprimidas há dez meses, por questões burocráticas, ou desentendimentos nos ministérios", disse.
Corte orçamentário
Segundo o ministro, ainda não estão detalhadas as áreas do orçamento que vão sofrer cortes para compensar parte das perdas decorrentes do fim da CPMF. A tesoura deve alcançar as emendas coletivas, de bancada e de comissões e até mesmo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O governo pretende preservar as emendas individuais. Integrantes da base aliada e da oposição já sinalizaram descontentamento com a possibilidade de o corte avançar sobre suas emendas. É que as emendas individuais são importante instrumento político em suas bases eleitorais, sobretudo, em um ano em que cerca de um quarto dos deputados é pré-candidato a prefeito.
Às 18h30, Paulo Bernardo deve se reunir com o relator da Comissão Mista de Orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE), para discutir como esses cortes serão feitos. O presidente da comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), também deve participar do encontro. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime