Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Escolha
Congresso em Foco
23/4/2022 | Atualizado às 17:57
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para exercer a vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados. A indicação do presidente foi publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. Otoni já tinha assumido o cargo em 2020, mas deixou a função de depois de ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da República pode indicar até 15 vice-líderes. Atualmente, o líder do governo na Câmara é o deputado Ricardo Barros (PP-PR). Em vídeos do ano de 2020, Otoni de Paula chamou o ministro Alexandre de Moraes de "lixo", "canalha" e "tirano". Na época, a Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou o deputado ao STF pelos crimes de difamação, injúria e coação.
A Justiça de São Paula tomou a decisão ordenou que as redes sociais removessem as postagens feitas pelo deputado. Na época, Otoni de Paula pediu desculpas, mas disse que se tratava de um "direito de expressão".
A nomeação de Otoni de Paula vem no contexto de acirramento das relações do presidente Jair Bolsonaro com o Poder Judiciário. Recentemente, o presidente concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão. O deputado foi condenado, entre outros motivos, por incitar violência contra os ministros do STF.
LEIA MAIS
Sanção internacional
"Moraes abusou de sua autoridade", diz secretário dos EUA Marco Rubio
LEI MAGNITSKY
SANÇÃO INTERNACIONAL
Saiba o que prevê a Lei Magnitsky, aplicada a Alexandre de Moraes
OSCAR DA POLÍTICA
Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe
Câmara dos Deputados
Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano