Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sistema Nacional de Educação: a responsabilidade é de todos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sistema Nacional de Educação: a responsabilidade é de todos

Congresso em Foco

2/9/2019 | Atualizado 13/9/2019 às 12:09

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Agência Brasil[/fotografo]

[fotografo]Agência Brasil[/fotografo]
*Idilvan Alencar e Raul Henry Um sistema é qualquer organismo formado por partes interligadas e interdependentes. As teorias de sistemas lhes atribuem duas características fundamentais: a) sistemas têm um propósito, que não pode ser alcançado por nenhuma das partes isoladamente; b) alterações nas partes produzem consequências em todas as demais. >Prêmio vai reconhecer melhores iniciativas de educação fiscal no país À luz destes conceitos, podemos afirmar que a educação brasileira é um sistema. Com efeito, são muitas variáveis atuando ao mesmo tempo sobre o aluno. Mas é um sistema informal, porque é a única política social sem sistema próprio de governança federativa, e incompleto, pois seus entes não possuem atribuições bem delimitadas e não lograram construir um processo decisório coletivo. Resolver os problemas da educação brasileira requer, portanto, adotar uma abordagem sistêmica, definindo as responsabilidades de cada um, suas interligações e interdependências. O pensamento sistêmico contribui para afastar discursos fáceis, com soluções únicas para todos os problemas, e a ineficiência de ações pulverizadas e descoordenadas. Há um princípio fundamental para compreender o que é visão sistêmica: "todo sistema está perfeitamente desenhado para dar os resultados que ele, de fato, gera". Não é por acaso, pois, que de cada 100 estudantes que entram na escola no Brasil, apenas 59 concluem o Ensino Médio e, destes, só 27,5% têm conhecimentos adequados em leitura e 7,3% em matemática. Cada parte do sistema educacional brasileiro contribuiu para esse resultado e se beneficiou de algum modo do sistema tal qual ele está organizado. Institucionalizar o Sistema Nacional de Educação (SNE) é uma das estratégias para gerar soluções sistêmicas para os problemas da educação. Não é um debate que começou agora. Em 2009, incluiu-se na Constituição a obrigação de editar decenalmente lei com o Plano Nacional de Educação (PNE), visando articular o SNE. Em 2014, a Lei nº 13005, que estabelece o PNE, determinou que se instituísse em lei o Sistema Nacional de Educação. A legislatura encerrada em 2018 debateu, mas não aprovou uma lei do SNE. Hoje tramita projeto de lei complementar sobre a matéria, o PLP 25/2019, com o PLP 47/2019 apensado. O PLP 25/2019 organiza a educação de modo sistêmico a partir de três pontos: a) definição das atribuições de cada ente, eliminando sobreposições e "vazios"; b) criação das estruturas de coordenação e cooperação - as comissões tripartite e bipartite, os polos regionais, conselhos, fóruns e planos; c) temas que serão pactuados nas comissões. Os temas a serem pactuados são uma parte crucial do PLP porque dão concretude ao SNE. Por esse dispositivo, os governos federal, estadual e municipal terão que sentar à mesa para definir, entre outros, a responsabilidade pela oferta do ensino fundamental e por serviços de apoio ao estudante (alimentação e transporte, em especial), calendários das redes, implementação de currículos, formação continuada de professores etc. O SNE pressupõe a educação como responsabilidade de todos. Cada ente federado faz parte do problema e da solução. Há no Brasil bons exemplos da cooperação federativa, como a política de alfabetização do Ceará. Até o lançamento do Programa de Alfabetização na Idade Certa do Estado do Ceará (PAIC), era mínima a participação do governo estadual na alfabetização. O PAIC alterou essa realidade. Dialogando com os municípios, o Estado pactuou metas de alfabetização, formas de premiação e solidariedade entre municípios e escolas, implantou um sistema de avaliação e monitoramento, elaborou e distribuiu materiais didáticos e investiu na formação de professores. Além disso, colocou a taxa de alfabetização como uma prioridade do Estado e dos municípios ao adotá-la como um dos critérios para distribuição dos recursos do ICMS. Essa política é uma das responsáveis por elevar o IDEB do Estado nos anos iniciais do ensino fundamental de 3,5 em 2007 para 6,1 em 2017. O sucesso do PAIC tem inspirado iniciativas similares em outros estados, como o Criança Alfabetizada, de Pernambuco, lançado em junho deste ano, com o intuito de alfabetizar todas as crianças até os 7 anos de idade num esforço entre governo estadual e municípios. A expectativa com o SNE é que experiências como essas se multipliquem. As instâncias de pactuação e a obrigatoriedade de decidir conjuntamente sobre alguns temas conduzem a maior cooperação e qualidade, aumentando a eficiência, reduzindo sobreposições e possibilitando ações de escopo amplo que, de fato, transformem a educação brasileira. Essa é uma das agendas mais importantes na Educação para o segundo semestre, juntamente com os debates sobre o Fundeb. Nos dias 05 e 06 de setembro, Brasília sediará um seminário, organizado pelo Movimento Colabora Educação, cujo objetivo é promover uma discussão que contemple as interligações e interdependências do SNE. Um ponto de partida para as discussões que se desenvolverão no Parlamento ao longo do semestre. 1. Stroh, David Peter. Systems thinking for social change: A practical guide to solving complex problems, avoiding unintended consequences, and achieving lasting results. Chelsea Green Publishing, 2015. *Idilvan Alencar é Deputado Federal (PDT/CE) e Coordenador da Comissão de Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação *Raul Henry é Deputado Federal (MDB/PE) e Coordenador da Comissão de SNE da Frente Parlamentar Mista da Educação >Ministro da Educação manda ofício com erros de português
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

educação educação básica Sistema Nacional de Educação

Temas

Educação

LEIA MAIS

Educação

Deputado propõe cursos de medicina veterinária apenas presenciais

Inclusão social

Deputada propõe que União custeie abafadores para autistas

Justiça

TCE do Acre determina afastamento de secretário aliado de deputada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

COMÉRCIO

Câmara vota fim da regra que exige acordo para trabalho em feriados

2

Piso Salarial

Comissão da Câmara aprova piso salarial para tradutores e intérpretes

3

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Grupo de políticos brasileiros tenta sair de Israel pela Jordânia

4

TRÊS PODERES

Entenda as "emendas paralelas" que entraram no radar do STF

5

Agenda

Lula participa de Cúpula do G7 no Canadá

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES