Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/10/2006 22:00
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, disse que as eleições deste domingo ocorreram dentro da normalidade. Segundo ele, as tropas do Exército enviadas aos estados para coibir conflitos não foram acionadas por nenhum tribunal regional.
"Tivemos um pleito cercado de normalidade. O ambiente foi de paz, de festa cívica, e não um ambiente conflituoso", afirmou o magistrado. Para Marco Aurélio, a minirreforma eleitoral contribuiu para a "pacificação da disputa eleitoral". Ele disse ainda que o índice de abstenção deve se manter na média histórica de 20%.
Sobre a possível eleição de políticos suspeitos de corrupção, como os envolvidos com a máfia dos sanguessugas, o ministro afirmou que prefere comentar após a divulgação dos resultados. Ele enfatizou, porém, que o povo é quem escolhe seus governantes. "O poder emana do povo, que o transfere."
O ministro exaltou o trabalho de conscientização para o voto feito pelo TSE nos meses que antecederam as eleições e disse que os eleitores amadureceram politicamente neste pleito. "Precisamos presumir que o cidadão tem ainda o poder de se indignar. A publicidade institucional foi no sentido de que fossem escolhidos os melhores", declarou.
Ele ressaltou que o TSE não liberou o uso de camisetas de candidatos às vésperas das eleições, como afirmaram alguns candidatos, mas apenas regulamentou uma norma que já liberava a manifestação individual dos eleitores. (Diego Moraes)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora