Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Isabella Macedo
10/5/2017 17:12
[fotografo]Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigava irregularidades na Lei Rouanet aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) nesta terça-feira (9). O relatório do tucano traz um projeto de lei com sugestões de mudanças e faz recomendações ao Ministério Público Federal (MPF) para oferecer denúncias contra outras 12 pessoas, além das 29 já indiciadas pela Operação Boca Livre.
O relator menciona ações com desvio de dinheiro público conseguido por meio da lei, como a realização de três concertos da Orquestra Filarmônica de São Paulo na fazenda de um patrocinador que ficaram restritos aos funcionários da empresa. Neste caso, segundo investigações preliminares, o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 1,2 milhão. Sávio ainda pede o ressarcimento desse valor.
O projeto de lei com sugestões para tornar a Rouanet mais "descentralizada" deve ser apreciado pela Câmara. O texto prevê a proibição do uso dos recursos do Fundo Nacional de Cultura para custear despesas de entidades ligadas ao Ministério da Cultura, sugestão da deputada Érica Kokay (PT-DF) que foi aceita pelo relator. Segundo Domingos Sávio, o "relatório foi fruto de entendimento e que acatou sugestões de vários deputados".
O projeto também traz mecanismos para garantir mais recursos para o Fundo Nacional de Cultura (FNC). Um deles proíbe que a equipe econômica bloqueie o repasse de 3% do dinheiro proveniente das loterias, garantindo o repasse imediato para o fundo. O tucano afirma que a medida trará cerca de R$ 300 milhões a mais. Outra sugestão do projeto de lei é a permissão para que os projetos arrecadem até 120% do montante previsto, destinando os 20% excedentes para o FNC.
Mais sobre Lei RouanetTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos