Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/2/2017 | Atualizado 8/2/2017 às 22:55
[fotografo]EBC[/fotografo][/caption]Mas aqui eles não são tão importantes quanto na vitrine das agências. O que (mais) conta são as personagens em que a autora se transforma a cada viagem: a excursão ao México não tiraria o fôlego sem a aventureira que se arrisca nos subterrâneos de uma reserva florestal; as férias na Sicília não teriam a mesma doçura sem a mamma que resgata da mendicância a filhota mochileira; os dias no Uruguai não seriam tão despojados sem a alma hippie que cruza as ruas de terra batida de Punta del Diablo.
Mais do que descobrir lugares, Martha descobre outras Marthas.
Com a sensibilidade de quem sabe que tocar um chão distante vale mil fotos, mas trocar com os que vivem nele vale o jet lag, elas mostram ao leitor que viajar é uma ótima oportunidade de - mais do que dar férias àquele eu previsível a que a rotina nos reduz - autorizar a decolagem daqueles eus confinados aos lugares-comuns do cotidiano.
Seja com a Martha que degusta a Riviera Francesa, seja com a Martha que consome Nova York - mas sempre com a Martha que traduz os cardápios mais sofisticados usando a sintaxe mais simples -, viajar é também ler o outro, é aprender um jeito novo de saudar o tempo, uma forma diferente de vestir o instante, um modo inesperado de temperar as prioridades, um maneira surpreendente de encarar o humano - e com isso exercitar a empatia, expandir o mundo e ampliar perspectivas.
Impossível não desembarcar na última página com a sensação de voltar para casa depois de uma viagem que foi além do descanso e da diversão; de uma viagem cujo excesso de bagagem não pesa nem gera multa: é apenas a certeza de que não somos mais tão turistas de nós mesmos e dos demais hóspedes deste resort chamado Terra.
* Cronista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Fábio Flora mantém o blog Pasmatório e perfil no Twitter. Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos