Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Joelma Pereira
2/2/2017 | Atualizado às 9:50
[fotografo]José Cruz/Agência Brasil[/fotografo][/caption]
Com a oficialização da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, sobre a transferência do ministro Edson Fachin da Primeira Turma do tribunal para a Segunda Turma, a decisão sobre a relatoria dos processos da Operação Lava Jato na Corte ficou para hoje (quinta, 2). O sorteio será realizado na Secretaria Judiciária do Supremo, por meio de um computador, onde será escolhido de forma eletrônica, entre os membros da Segunda Turma, o nome do novo responsável pelos casos no STF.
A Segunda Turma é a responsável por analisar e julgar recursos ligados aos processos da Operação Lava Jato. A mudança de Fachin deixou a Turma novamente completa e o sorteio será realizado entre os cinco integrantes. Além do novo integrante, atualmente, compõe a Segunda Turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.
A previsão é que o sorteio seja realizado na tarde desta quinta-feira (2). Fachin é considerado, nos bastidores do próprio Supremo, como o mais indicado para assumir a cadeira deixada por Teori Zavascki - morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro na região de Paraty (RJ). No entanto, tudo vai depender do sorteio eletrônico.
Apesar de Fachin ter oficializado o interesse da mudança de turma na manhã de ontem (quarta, 1º), a ministra Cármem Lúcia preferiu consultar os demais membros da Primeira Turma se haveria interesse de mais alguém na migração. A precaução atende ao Regimento Interno da Casa, que diz que o ministro mais antigo no colegiado tem preferência para solicitar a mudança. Edson Fachin é o mais novo na turma.
"Consultados os demais ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do ministro Edson Fachin, nos termos do artigo 13, inciso X, e 19 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal", afirma a presidente do Supremo no despacho.
Mais sobre Operação Lava JatoTags
Temas
DECLARAÇÃO POLÊMICA
"Traficantes são vítimas dos usuários também", diz Lula sobre drogas
Representação criminal
Lindbergh aciona STF contra Flávio Bolsonaro por fala sobre EUA
Propostas Ambientais
Frente Parlamentar Ambientalista apresenta propostas para a COP30
Relações EUA-Brasil
Bolsonaro é "página virada" para Trump, diz ex-embaixador dos EUA