Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/10/2006 20:50
A Mesa Diretora da Câmara exonerou hoje 1.103 cargos de natureza especial (CNEs). Nesta quarta-feira, outras 60 demissões devem ser anunciadas pela presidência da Casa. A medida deve gerar uma economia de R$ 47 milhões por ano.
Os ocupantes de CNEs são contratados sem concurso e ocupam cargos estratégicos. A redução no número de postos desse tipo foi decidida depois que denúncias apontaram o desvio de recursos dos cofres da Câmara pela contratação de funcionários fantasmas.
Inicialmente, os 2.365 CNEs seriam reduzidos para 1.282. Oitenta cargos, distribuídos por órgãos administrativos, serão preenchidos por concurso.
Todos os setores da Casa que contam com os serviços de CNEs estão se reorganizando para se adequar à eliminação dos cargos. As exonerações foram determinadas por área, de forma a não prejudicar as atividades legislativas.
Após as denúncias de fraude, a Mesa regulamentou a contratação de CNEs. Pelas novas regras, os funcionários comissionados não podem trabalhar fora de Brasília ou em gabinetes parlamentares e veda a contratação de parentes de primeiro e segundo graus de parlamentares e de servidores da Câmara.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora