Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF prende suspeitos de planejar assassinato de Moro e outras ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Operação Sequaz

PF prende suspeitos de planejar assassinato de Moro e outras autoridades

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra um grupo suspeito de planejar o sequestro e assassinato de autoridades.

Congresso em Foco

22/3/2023 | Atualizado às 12:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Moro estava destinado a ser só uma sombra no Senado. Mas Lula o trouxe de volta à ribalta. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Moro estava destinado a ser só uma sombra no Senado. Mas Lula o trouxe de volta à ribalta. Foto: Marcelo Camargo/ABr

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) uma operação contra um grupo suspeito de planejar o sequestro e assassinato de autoridades. O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou no Twitter que era um dos alvos da organização criminosa e prometeu fazer um pronunciamento sobre o assunto na tribuna do Senado na tarde de hoje.

"Sobre os planos de retaliação do PCC [Primeiro Comando da Capital] contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do Senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e trabalho realizado", escreveu o senador.

Sobre os planos de retaliação do PCC contra minha pessoa, minha família e outros agentes públicos, farei um pronunciamento à tarde na tribuna do senado. Por ora, agradeço a PF, PM/PR, Polícias legislativas do Senado e da Câmara, PM/SP, MPE/SP, e aos seus dirigentes pelo apoio e.

- Sergio Moro (@SF_Moro) March 22, 2023

A PF cumpre 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Paraná. Segundo a corporação, os principais investigados se encontram em São Paulo e no Paraná, estado de Moro. Até o fim da manhã, nove pessoas haviam sido presas, sendo sete delas em Campinas (SP).

Segundo as investigações, o sequestro de Moro, sua esposa, a deputada federal Rosangela Moro (União-SP), e os filhos do casal seriam realizados para obter dinheiro e assegurar a libertação de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC. Marcola está preso em um presídio federal em Brasília (DF) desde 2019. Outro alvo da facção era o promotor de Justiça Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Presidente Prudente (SP). O promotor investiga o PCC desde o início dos anos 2000 e vive há mais de 10 anos sob escolta policial. Gakyia foi o responsável por solicitar a transferência de Marcola para o Distrito Federal. Durante sua atuação como Ministro da Justiça e Segurança Pública, Moro propôs a criação de um pacote anticrime. Alguns dos pontos na proposta do ministro eram a suspensão de visitas e o monitoramento dos contatos dos presos em presídios federais.

De acordo com a PF, a organização pretendia realizar "ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro" e os ataques "poderiam ocorrer de forma simultânea".

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, os planos da organização envolviam vários agentes públicos, incluindo Moro e Gakyia "Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha. Meus cumprimentos às equipes da PF pelo importante trabalho", afirmou o ministro no Twitter.

Foi investigado e identificado um plano de homicídios contra vários agentes públicos (dentre os quais um senador e um promotor de Justiça). Hoje a Polícia Federal está realizando prisões e buscas contra essa quadrilha. Meus cumprimentos às equipes da PF pelo importante trabalho

- Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 22, 2023
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PF Flávio Dino Sérgio Moro

Temas

Segurança Pública País Nota

LEIA MAIS

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

VIOLÊNCIA SEXUAL

Alckmin sanciona lei que veda atenuantes para agressores de mulheres

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Governo sanciona lei que endurece pena para crimes em escolas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES