Publicidade
Expandir publicidade
Manifestantes inflaram boneco em frente ao Congresso antes que Moro começasse a falar no Senado[fotografo]Rafael Neves / Congresso em Foco[/fotografo]
Antes que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, iniciasse seu depoimento à Comissão de Constituição (CCJ) do Senado, na manhã desta quarta-feira (19), manifestantes já haviam colocado em pé na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso, um boneco inflável representando o ex-juiz federal. Moro fala sobre sua atuação enquanto juiz federal que conduzia a operação Lava Jato, trabalho que é questionado à luz de mensagens reveladas pelo site The Intercept, que indicam trocas de estratégias sobre os processos entre ele e o procurador federal Deltan Dallagnol, coordenador da investigação no Paraná.
O Super-Moro é um boneco inflável dupla-face (de um lado retrata o ministro de terno, e de outro como Super-Homem) que tem sido usado pelos apoiadores do ministro em várias manifestações. A última, segundo os organizadores, foi no dia 26 de maio, quando movimentos de apoio ao governo Bolsonaro saíram às ruas nas principais cidades do país. O ato foi convocado pelos movimentos Nas Ruas, Vem Pra Rua, Rua Brasil, Bloco Movimento Brasil e Movimento Ordem e Progresso.
> Diálogo entre Moro e DallagNol sugere que Lava Jato protegeu FHC
"Hoje não estamos fazendo uma manifestação. É uma ação. Porque em dia de semana as pessoas trabalham. A gente não consegue juntar um volume grande de pessoas, enquanto a esquerda consegue, durante a semana, fazer essas greves, paralisando tudo", explica o publicitário Thiago Rocha, representante do grupo. Para ele, a iniciativa de Moro de se dispor voluntariamente a falar aos senadores mostra que o ministro não tem nada a esconder.
[caption id="attachment_388716" align="alignleft" width="169"]