Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/10/2006 | Atualizado às 10:03
Em entrevista publicada na edição do jornal O Globo de hoje (12), o presidente Lula afirmou que não sabe se a elite brasileira já o aceitou e fez uma metáfora futebolística para explicar o assunto."Eu não sei. É como torcida de futebol. De vez em quando eu fico pensando: por que em São Paulo tinha que haver tanto clube? Não podia ser apenas o Corinthians? Mas existe o são-paulino, o palmeirense, o santista... Por que no Rio tem que haver Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense? É porque o povo tem opções! Então, não pergunto para nenhum setor se me aceita ou não".
Sobre crescimento econômico, o presidente-candidato disse que o país já está pronto para um ciclo de crescimento de mais de 5% ao ano pelos próximos cinco anos. Lula acredita que as discussões sobre a Previdência e a reforma tributária continuarão. Na sua avaliação, essas reformas não são vistas como obstáculos para o crescimento.
O presidente assegurou que mudou muito nos últimos 20 anos, mas que sua concepção sobre o papel do Estado, não. "Meu problema com a privatização é de conceito". O petista disse que não teria privatizado nem as empresas de telefonia e nem a Vale do Rio Doce. Na entrevista, Lula queixou-se que os empresários não o apóiam apesar de estarem ganhando "muito dinheiro". No entanto, não falou de redução de impostos e diminuição da burocracia.
O presidente também respondeu todas as perguntas sobre corrupção, mesmo às mais duras, e afirmou que não deixará "pedra sobre pedra" nas investigações, "doa a quem doer". Ele defendeu seu ex-assessor Freud Godoy, supostamente envolvido na compra do dossiê contra políticos tucanos. "Esse menino não tem nada".
O presidente foi entrevistado pelos colunistas Ancelmo Gois, Merval Pereira, Miriam Leitão, Tereza Cruvinel e Jorge Bastos Moreno e pelo diretor de Redação, Rodolfo Fernandes. (Tarciso Nascimento)
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição