Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso em Foco fora da coletiva

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso em Foco fora da coletiva

Congresso em Foco

14/7/2005 1:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As 26 perguntas feitas pelo articulista Antonio Vital foram a única forma de o Congresso em Foco participar da primeira entrevista coletiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dois anos e quatro meses de governo. A Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República decidiu excluir os jornalistas dos sites de jornalismo da relação dos profissionais com direito a fazer pergunta a Lula. Só puderam acompanhar a entrevista - e em silêncio - os portais que cobrem diariamente as atividades do Palácio do Planalto.

A decisão só foi anunciada no início da noite de quinta-feira, quando foram divulgadas as regras para a entrevista. Desde a manhã de quarta-feira, a equipe do Congresso em Foco fez diversos contatos com o órgão responsável pelo credenciamento. Em resposta, uma série de informações desencontradas. A realização da coletiva só foi confirmada no final da manhã de quinta-feira.

Depois de confirmar à tarde o credenciamento provisório e a autorização para que o Congresso em Foco participasse da coletiva, a Secretaria de Imprensa voltou atrás e, à noite, informou que o espaço seria aberto somente aos jornalistas que cobrem o dia-a-dia do Palácio do Planalto.

"O presidente responderá a 14 perguntas, da quais 9 serão formuladas por veículos de comunicação que acompanham diariamente a agenda do presidente Lula", dizia a nota divulgada pela Secretaria de Imprensa quinta-feira à noite. As demais cinco perguntas foram feitas por profissionais de jornais regionais, TVs por assinatura, revistas semanais, agências internacionais de notícias e rádios.

Ao firmar-se como o mais importante site especializado na cobertura das atividades do Parlamento brasileiro, em pouco mais de um ano de existência, o Congresso em Foco não pode deixar de registrar seu repúdio à forma restritiva e retrógrada dispensada pela Secretaria de Imprensa aos veículos que fazem da internet seu único canal de comunicação com o público. Negar aos profissionais da internet o direito de fazer perguntas ao presidente da República não condiz com o discurso de um governo que se declara propulsor da inclusão digital no país.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"O governo não tem maioria para aprovar absolutamente nada"

Gestão tucana do BNDES sob suspeita

CPI do Setor Elétrico vai sair, garante PT

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES