Publicidade
Expandir publicidade
Davi Alcolumbre sai na frente na disputa pela presidência do Senado. Mas não é o único cotado, mostra pesquia .Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
O desfecho mais provável para a próxima eleição de presidente do Senado Federal é uma vitória de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na percepção dos próprios parlamentares. A informação é de pesquisa Painel do Poder realizada em setembro com líderes do Legislativo federal.
O levantamento questionou líderes no Congresso a respeito de quem eles acreditam ser o favorito na disputa pela sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Alcolumbre é o mais citado por uma margem ampla, lembrado por 41% dos entrevistados. Atrás dele vêm os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Rogerio Marinho (PL-RN).
É possível contratar o Painel do Poder e receber o relatório completo. Veja aqui como fazer. O levantamento perguntou aos parlamentares sobre quem eles acham que vai vencer, e não quem eles desejam que vença.
No total, 11 senadores foram citados pelos entrevistados na pesquisa. Leia abaixo o número de menções de cada um.
Alcolumbre já foi presidente do Senado por dois anos, de 2019 a 2021. É, hoje, o candidato preferencial de Rodrigo Pacheco, atual ocupante do cargo. O senador foi importante articulador da eleição de Pacheco.
- as seis menções a Renan Calheiros indicam que o senador alagoense também é um dos cotados. Renan também já foi presidente do Senado, por mais de seis anos (2005-2007 e 2013-2017).
- tanto Renan quanto Alcolumbre são senadores com proximidade do governo federal, embora de partidos mais associados ao centro político. Os dois estiveram envolvidos com a indicação de ministros na administração federal.
- por outro lado, não há, até o momento, um candidato forte no mapa filiado ao PT de Lula. No cenário atual, o presidente da República pode esperar um aliado na presidência da Casa Alta, não um seguidor incondicional.
- quase todos os nomes lembrados pelos parlamentares são das regiões Norte ou Nordeste.
- Leia também: Elmar e Marcos Pereira são os favoritos para suceder Lira, mostra Painel do Poder