Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/9/2009 17:24
Fábio Góis
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), encaminhará a todos os senadores um ofício de orientação sobre uso do patrimônio da Casa. A iniciativa é uma reação ao "acampamento" de manifestantes no gabinete de Eduardo Suplicy (PT-SP), no último dia 9, por ocasião do julgamento do ex-ativista político italiano Cesari Battisti no Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, Tuma descarta formalizar uma advertência ao senador petista - até porque o ato, assim como suspensão ou voto de censura, é atribuição do Conselho de Ética. A assessoria de imprensa do corregedor disse ao Congresso em Foco que será feito um "alerta geral" aos senadores, como o objetivo de evitar danos ao patrimônio ou responsabilização indevida de algum servidor do Senado.
A assessoria de Tuma, que está no interior de São Paulo, informou ainda que assessores legislativos já estão redigindo a recomendação, e que esta será entregue na próxima semana.
Segundo relatório da Polícia Legislativa do Senado, os manifestantes vieram do Ceará para acompanhar o julgamento de Battisti, e acampariam na Praça dos Três Poderes, endereço do STF. No documento, a polícia classifica como acampamento a permanência de populares no gabinete de trabalho de Suplicy. Tuma pretende ainda recomendar o arquivamento da ocorrência policial registrada sobre o caso.
Na ocasião, Suplicy foi ao plenário, no dia seguinte, para responder à ocorrência da polícia interna. "Assumo toda a responsabilidade", disse o petista, assegurando que nenhum objeto do gabinete foi subtraído ou danificado. O parlamentar paulista disse ainda não ver problema algum no episódio.
Leia também:
Corregedor recomenda "boa conduta" aos senadores
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira