Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Projeto altera lei para tratar crimes que fazem referência à ditadura ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara dos Deputados

Projeto altera lei para tratar crimes que fazem referência à ditadura e à escravidão

Na Espanha, a Lei foi aprovada em outubro deste ano e regulamenta o combate a manifestações favoráveis a regimes autoritários.

Congresso em Foco

19/12/2022 20:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aliados de Jair Bolsonaro extinguiram colegiado do Ministério dos Direitos Humanos que busca vítimas do governo durante regime militar

Foto: Arquivo Nacional

Aliados de Jair Bolsonaro extinguiram colegiado do Ministério dos Direitos Humanos que busca vítimas do governo durante regime militar Foto: Arquivo Nacional
A deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ) apresentou o Projeto de Lei 3014/2022, que proíbe atos públicos atentatórios à memória democrática e à luta contra a escravidão. O projeto é inspirado pela "Ley 20/2022, de Memoria Democrática", aprovada na Espanha. "É fundamental que a exaltação de determinados eventos históricos e seus personagens não sejam admissíveis, pois tratam-se de crimes estatais que extrapolam o que é legal e o que é tolerável para essa sociedade", destaca Petrone, na justificativa do PL. A deputada explica que o objetivo aqui no Brasil, com o PL, é mostrar à sociedade que não será permitido o revisionismo histórico, capitaneado por uma minoria intolerante e raivosa. De acordo com a proposta, os autores de tais atos cumprirão penas restritivas de direito, incluindo participar de formação sobre o tema. No Brasil, grupos ligados à extrema-direita relativizam a luta contra a ditatura militar (1964-1985) e até mesmo sobre os efeitos danosos da escravidão no país. Na Espanha, a Lei foi aprovada em outubro deste ano e regulamenta o combate a manifestações favoráveis a regimes autoritários e ditatoriais. Trata-se de iniciativa fundamental, num momento em que posições negacionistas da história de luta e emancipação dos povos assumem uma repercussão política preocupante e vêm justificar um aumento da violência contra aqueles e aquelas mais vulneráveis na estrutura atual de poder.

Onda negacionista no Brasil

Um dos exemplos recentes é do então presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo, que criticou o Dia da Consciência Negra. Ele chegou a afirmar que a data era o "Dia da Vitimização do Negro", "Dia da Mente Negra Escravizada pela Esquerda", entre outros. Já o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) chegou a afirmar, em 2019, que a escravidão é um "aspecto da natureza humana". Ele é descendente do imperador d. Pedro II, que era contra a escravidão. A fala foi em "homenagem" aos 131 anos da Lei Áurea. Tanto Sérgio Camargo como Luiz Philippe são aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), que, por sua vez, defende publicamente o Golpe de 1964. Bolsonaro contesta diversas pesquisas e relatos sobre mortes, tortura e prisões ilegais durante a ditadura militar.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

lei negacionismo Regimes autoritários negacionismo histórico crimes da ditatura

Temas

Blog do Sylvio Coluna Congresso

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após defender Moraes, Antônio Carlos Rodrigues é expulso do PL

TROCA NA CÂMARA

Conheça o perfil dos sete novos deputados; cinco já passaram pela Casa

Proteção animal

Nova lei veta testes com animais em cosméticos e perfumes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES