Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Milton Ribeiro diz à PF que desconhecia esquema entre pastores e ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

escândalo no MEC

Milton Ribeiro diz à PF que desconhecia esquema entre pastores e prefeitos com verbas do MEC

O ex-ministro diz ainda que recebeu um dos pastores no MEC a pedido do presidente Jair Bolsonaro, mas nega envolvimento em esquema.

Congresso em Foco

1/4/2022 10:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Milton Ribeirose afastou do cargo de ministro da Educação  após denúncia de pagamento de propina a pastores.   Foto: Luís Fortes/MEC

Milton Ribeirose afastou do cargo de ministro da Educação após denúncia de pagamento de propina a pastores. Foto: Luís Fortes/MEC
Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação,  confirmou à Polícia Federal (PF) que recebeu Gilmar Santos, um dos pastores apontados de praticar lobby no Ministério da Educação, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele negou ainda a existência de um "gabinete paralelo" ou qualquer "tratamento privilegiado" na pasta. As informações são do jornal O Globo. "O presidente Jair Bolsonaro realmente pediu para que o pastor Gilmar fosse recebido, porém isso não quer dizer que o mesmo gozasse de tratamento diferenciado ou privilegiado na gestão do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] ou MEC, esclarecendo que, como ministro, recebeu inúmeras autoridades, pois ocupava cargo político", disse em um trecho do depoimento. Ribeiro explicou que Bolsonaro não se envolveu mais após a primeira reunião com os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no MEC. "O presidente da República jamais indagou o declarante a respeito da visita do pastor Gilmar". A Polícia Federal deu início a inquérito contra o ex-ministro Milton Ribeiro em decorrência de uma série de reportagens dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo que denunciaram a existência de um "gabinete paralelo" formado por pastores, que controlariam a liberação de verbas e a agenda da pasta. Ele foi quarto ministro na gestão do presidente Bolsonaro. A pasta é vista como um ponto importante da chamada "guerra ideológica" contra a esquerda travada pelo atual governo.
Em áudio divulgado pela Folha, Milton Ribeiro disse, em encontro com prefeitos, que o governo prioriza amigos de pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os religiosos citados pelo ministro são Gilmar Santos e Arilton Moura, que, apesar de não ocuparem qualquer cargo no governo, estiveram presentes em várias reuniões com autoridades. À PF, o ex-ministro disse que a conversa do áudio publicado nas reportagens foi tirada de contexto, e explica que o sentido da fala era de prestigiar Gilmar Santos na "condição de líder religioso nacional", e que desconhecia a abordagem de prefeitos pelos pastores para oferecer esquemas.u "Aquela afirmação, a da gravação, foi feita como forma de prestigiar o pastor Gilmar, na condição de líder religioso nacional, não tendo qualquer conotação de enfatizar os amigos do pastor Gilmar teriam privilégio junto ao FNDE ou Ministério da Educação".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Governo Nota

LEIA MAIS

Agropecuária

Gripe aviária: Fávaro defende criação de fundo sanitário nacional

Requerimentos

Oposição cobra explicações sobre viagem de Janja à Rússia

Educação

Lula assina decreto que proíbe cursos EaD de Medicina e Direito

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Médicos e dentistas aumentam pressão no Congresso por piso salarial

2

DEZ ANOS DE PRISÃO

Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia

3

Esporte

Saiba quem é Samir Xaud, candidato único à presidência da CBF

4

KIDS PRETOS

Trama golpista: STF julga núcleo militar; veja quem pode virar réu

5

Câmara dos Deputados

Saiba quem é Coronel Tadeu, suplente de Carla Zambelli

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES