Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF prende o deputado João Rodrigues para início do cumprimento de pena

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PF prende o deputado João Rodrigues para início do cumprimento de pena

Congresso em Foco

8/2/2018 | Atualizado às 12:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_323820" align="aligncenter" width="590" caption="O parlamentar havia recorrido da condenação do TRF-4 ao Supremo"][/caption] O deputado João Rodrigues (PSD-SC) foi preso na manhã desta quinta-feira (8) ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos. Ele estava nos Estados Unidos com a família. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigues começará a cumprir pena de cinco anos e três meses de prisão, em regime semiaberto, por fraude e dispensa irregular de licitação. O nome dele foi incluído na lista da Interpol pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal, que identificou alteração no destino do deputado. Em vez de desembarcar no Brasil, ele seguiu para o Paraguai. Diante da possibilidade de fuga, ele foi conduzido por autoridades policiais para um avião e enviado para o Brasil.
<< Deputado preso quer exercer o mandato de dia e cumprir pena à noite >> Deputado preso é conhecido por vídeo pornô, ofensas e bate-bocas. Confira vídeos
O Supremo Tribunal Federal confirmou nessa terça a condenação em segunda instância, determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em 2009. O ex-prefeito de Pinhalzinho é acusado de infringir a lei ao dispensar licitação para a alienação de uma retroescavadeira e ao comprar uma nova, custeada, em parte, com recursos da Caixa Econômica Federal. Ele recorreu ao Supremo, com um habeas corpus, para derrubar a decisão do tribunal de segunda instância. Inicialmente, porém, a defesa apelou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo que o processo fosse anulado, alegando incompetência da Justiça Federal para julgar o caso e a inépcia da denúncia. Argumentou ainda que não houve dano aos cofres públicos. Por ele ser parlamentar, o STJ remeteu o recurso para o Supremo, onde correm as ações envolvendo congressistas e outras autoridades federais. Em outubro de 2016, o ministro Luiz Fux negou o habeas corpus apresentado pelos advogados do deputado. Em março do ano passado, o Supremo havia acolhido pedido da defesa para julgar a apelação. O julgamento de Rodrigues também foi marcado pela manifestação do ministro Alexandre de Moraes, a favor da execução provisória da pena após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. Em seu voto, Moraes afirmou que a execução provisória da pena é compatível com a Constituição. Ele disse que resolveu se manifestar sobre o caso após o anúncio da presidente do STF, Cármen Lúcia. Na semana passada, a ministra disse que não pautará o assunto novamente. Com a condenação do ex-presidente Lula pela segunda instância da Justiça Federal, há manifestações a favor da revisão do entendimento.
<< Além de deputado na Papuda, Congresso tem bancada de parlamentares condenados à prisão
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures STF deputado presidiário João Rodrigues

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Moraes cita deputado Filipe Barros em inquérito de Eduardo Bolsonaro

JUSTIÇA

Deputados acampam em frente ao STF, e Moraes pede desocupação

Punições Duplicadas

Partido Verde aciona STF contra sanções da Lei Anticorrupção

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Votação popular

Prêmio Congresso em Foco recebe 400 mil votos em um único dia

2

AMEAÇA?

Eduardo sugere que Hugo e Davi podem sofrer sanções dos EUA

3

CRISE INTERNA

Aliados de Bolsonaro compõem comitiva nos EUA e contrariam Eduardo

4

TENTATIVA DE GOLPE

Marcos do Val contraria o STF, deixa o país e ataca Moraes

5

JUSTIÇA ELEITORAL

Nikolas Ferreira se torna réu no TRE-MG e pode ficar inelegível

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES