Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/10/2009 21:01
Rodolfo Torres
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quinta-feira (1º) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O teste, que foi cancelado na madrugada desta quinta-feira (1º), seria realizado neste fim de semana por mais de 4 milhões de estudantes. A expectativa é de que a nova prova seja aplicada em 45 dias.
Em pronunciamento realizado nesta noite, o ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que o governo "já tomou providências no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento, requerendo a abertura de inquérito pela Polícia Federal para punição dos responsáveis".
O ministro cancelou o exame após tomar conhecimento de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, que apontava questões que seriam aplicadas aos 4 milhões de candidatos. O periódico paulistano denunciou que foi procurado por um homem que afirmava ter as provas. De acordo com o jornal, esse homem queria vender o material por R$ 500 mil.
Confira a íntegra do pronunciamento do ministro
Boa noite!
Nas primeiras horas da manhã de hoje fomos informados por um jornal de grande circulação que uma prova impressa do ENEM havia sido furtada e oferecida para publicação naquele jornal.
Da descrição da jornalista que teve acesso ao material, pudemos identificar fortes indícios de que o material era autêntico.
Com base nisso, em nome da credibilidade e segurança que o ENEM possui, decidimos inutilizar os itens da prova e adiar a sua realização, até que uma nova versão possa ser impressa com condições reforçadas de segurança.
Felizmente, a descoberta do furto se deu antes da utilização da prova, o que nos permitiu adiá-la, sem os transtornos que a sua anulação, após a realização do exame acarretaria.
Os estudantes inscritos no ENEM 2009 serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da nova data e do local das provas.
Enquanto isso, convido os estudantes a aproveitar o tempo e aprimorar seus estudos. O Ministério da Educação e o INEP colocaram em seus portais eletrônicos a prova descartada para uso em simulados.
Estamos trabalhando para minimizar os efeitos do atraso. O Ministério da Educação já tomou providências no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento, requerendo a abertura de inquérito pela Polícia Federal para punição dos responsáveis.
Muito obrigado!"
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora