Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2014 | Atualizado às 17:08
Em parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou pela rejeição da candidatura do deputado estadual José Riva (PSD-MT) ao governo de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrou a candidatura de Riva. Considerado o maior ficha-suja do Brasil, ele, que é alvo de mais de cem processos nas esferas cível e penal, recorreu então ao TSE.
O recurso deve ser apreciado em plenário nos próximos dias. Tramita sob a relatoria ministro João Otávio Noronha.
A posição da PGE se baseia na lei de inelegibilidade, que diz que são inelegi´veis, para qualquer cargo, "os que forem condenados a` suspensão dos direitos poli´ticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por o´rgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio pu´blico e enriquecimento ili´cito, desde a condenac¸ão ou o trânsito em julgado ate´ o transcurso do prazo oito anos apo´s o cumprimento da pena".
Riva foi condenado por colegiado em quatro ações por improbidade administrativa, o que o torna ficha suja, segundo decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Nesses quatro processos, ele é acusado de desviar R$ 9,7 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa. Ele foi presidente e primeiro-secretário da Casa.
Mais sobre eleições 2014 Assine a Revista Congresso em Foco
Temas
LEIA MAIS
JUSTIÇA ELEITORAL
Advogados pedem revogação do registro do partido de Bolsonaro ao TSE
ENCONTRO DE ALIADOS
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira