Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/5/2016 | Atualizado às 18:18
[fotografo]Ag. Senado[/fotografo][/caption]O novo ministro da Fazenda e Previdência, Henrique Meirelles, anunciou nesta terça-feira (17) a manutenção dos secretários da Receita Federal, Jorge Rachid, e do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira. Também nesta manhã Meirelles confirmou a indicação do economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, para a presidência do Banco Central e outros diretores da instituição e o nome do novo secretário de Previdência.
Funcionário de carreira da Receita, Rachid comandou a Secretaria da Receita Federal (SRF) entre 2003 e 2008 no governo Lula. Nesse mesmo período, acumulou o cargo de secretário da Receita Previdenciária do Ministério da Previdência Social e de presidente do Conselho Diretor do Centro Interamericano de Administrações Tributárias. À época, Henrique Meirelles era presidente do Banco Central. A gestão de Rachid coincidiu com a unificação das Receitas Previdenciária e Federal, a chamada Super Receita.
O secretário exerceu o cargo de adido Tributário e Aduaneiro na Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, entre setembro de 2009 e setembro de 2013, antes de voltar ao comando da Receita, em janeiro de 2015, no início do segundo governo Dilma. "Rachid continua secretário da Receita Federal. É um profissional de grande competência e grande respeito", disse Meirelles.
Analista de Finanças e Controle, Otávio Ladeira também é funcionário de carreira do Tesouro. "Todos os que não têm substituto permanecem nos seus cargos. Faremos a avaliação constante desses cargos e nada impede que outras mudanças sejam anunciadas nos próximos dias, semanas ou meses. Pode inclusive ser a manutenção dos atuais membros ou ocupantes dos cargos", afirmou o ministro.
Ladeira é bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, em Brasília, mestrado em Economia pela UnB e curso de extensão The Theory and Operation of a Modern National Economy pela George Washington University, nos Estados Unidos.
Mais sobre crise econômica
Mais sobre crise brasileiraTags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
Análise de Processos
Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos