Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/8/2015 8:30
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), discursou sobre as funções da oposição na quarta-feira, no plenário. Entre as atribuições dos oposicionistas, ele não incluiu apresentar propostas para o país ou votar a favor de projetos que podem beneficiar a população brasileira. Esta é a frase desta semana no Truco no Congresso, projeto de checagem de discurso parlamentar promovido em parceria pela agência Pública e pelo Congresso em Foco.
Truco, Sampaio!
"Muitos líderes da base aliada nos procuram dizendo: mas quais são as propostas de governo do PSDB? A população brasileira, na eleição passada, escolheu o PT para governar. Ao escolher o PT, ainda que enganada, ainda que evidentemente induzida a erro, definiu o papel que cabia ao PSDB. E qual era esse papel? O papel de fazer oposição. Fazer oposição é fiscalizar os atos do Executivo, denunciar as condutas criminosas desse governo, exigir transparência e combater as mentiras do governo petista. Esse é o papel da oposição." - Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, no plenário, na quarta-feira (12)
Perguntamos:
- O papel da oposição se resume a votar contra o governo?
- A oposição não deve tentar melhorar as políticas públicas?
- O PSDB aposta no 'quanto pior, melhor'?
- O que o PSDB tem feito para colaborar com o país?
A seguir, checamos algumas das frases ditas por parlamentares no Congresso ao longo desta semana. Será que o que eles disseram corresponde à verdade?
"Considero importante enfrentarmos outra discussão relativa ao SUS de forma a assegurar a gratuidade de maneira sustentável." - Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso, no plenário, na terça-feira (11)
A mudança no Sistema Único de Saúde (SUS) foi defendida pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, em discurso no plenário e estava incluída na Agenda Brasil, divulgada um dia antes pelo senador. Mas as críticas à medida, que partiram de entidades e até do ministro da Saúde, Arthur Chioro, fizeram o parlamentar mudar de ideia em menos de uma semana. | LEIA MAIS |
"O único setor que está dando respostas positivas [à crise] é o da agricultura." - Ana Amélia (PP-RS), senadora, no plenário, na terça-feira (11)
As previsões para a economia são bem negativas, segundo o próprio governo federal. O Produto Interno Bruto (PIB) deve ter retração de 1,49% este ano e a inflação deve ficar em 9%, de acordo com estimativas do Ministério do Planejamento. Mas a senadora está enganada ao afirmar que o setor agrícola é o único que registrou um desempenho positivo em 2015. O setor de serviços também teve um bom resultado. |LEIA MAIS |
"O setor automotivo é um dos que mais empregam no nosso país, principalmente na região de São Paulo, na região do ABC [paulista], onde tem as grandes montadoras." - Luiz Lauro Filho (PSB-SP), deputado federal, em entrevista à Rádio Câmara, na segunda-feira (10)
O setor automotivo tem uma grande importância na economia brasileira. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o segmento representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) no país, ou 23% do PIB gerado pela indústria. Isso não significa, contudo, que seja um dos que mais empregam, como disse o parlamentar. | LEIA MAIS |
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas