Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/9/2009 17:28
Fábio Góis
O plenário do Senado acaba de aprovar a emenda 75, apresentada por Aloizio Mercadante (PT-SP) ao Projeto de Lei da Câmara 141/09, que disciplina as regras para as eleições de 2010. A emenda determina a liberação da propaganda política gratuita, inclusive no dia da eleição, para veículos de internet (sites, blogs, redes sociais etc).
Assim, candidatos ficam livres para utilizar qualquer veículo de comunicação on-line para fazer todo tipo de propaganda política, desde que dentro dos parâmetros legais definidos no Código Eleitoral. Antes, os candidatos ficavam limitados a utilizar apenas a própria página na internet, com as restrições de prazo estipuladas pela Justiça Eleitoral.
A emenda contesta a Resolução 22.718, editada Tribunal Superior Eleitoral em 28 de fevereiro de 2008, que veda, em seu artigo 4, a veiculação de qualquer propaganda política na internet desde 48 horas antes até 24 horas depois da realização do pleito. O parágrafo único do artigo 240 do Código Eleitoral já estabelecia o veto aos veículos de radiodifusão e televisão, bem como a comícios ou reuniões públicas no dia das disputas.
Minutos antes, os senadores rejeitaram a primeira emenda 2, de autoria de Osmar Dias (PDT-PR), que determinava a prática do voto impresso para efeito de auditoria em caso de suspeita de fraude. Neste momento, senadores apreciam emendas com parecer favorável. A discussão foi iniciada há cerca de meia hora.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira