Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/9/2014 | Atualizado às 21:53
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou nesta terça-feira (2) processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) por suspeita de corrupção. O peemedebista teria recebido dinheiro para beneficiar a organização não governamental (ONG) Casa Espírita Tesloo quando era secretário na prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) e teria uma conta na Suíça não declarada à Justiça eleitoral.
O presidente do colegiado, Ricardo Izar (PSD-SP), vai escolher, entre os deputados Wladimir Costa (SDD-PA), Paulo Freire (PR-SP) ou Sérgio Moraes (PTB-RS), o relator do processo. Os três foram sorteados entre os integrantes do conselho.
O processo foi instaurado a partir de uma representação formulada pelo Psol. O relator tem uma semana, a partir da abertura do processo, para se manifestar pela continuidade ou não da apuração que pode culminar na perda do mandato. Após o surgimento do escândalo, Bethlem desistiu de concorrer à reeleição e, agora, com o procedimento instaurado, ele não pode mais renunciar ao mandato para escapar do julgamento pelos colegas.
Bethlem aparece em gravações de áudio de vídeo, divulgadas pelas revistas Época e Veja, admitindo receber propina quando secretário e ter uma conta na Suíça. As gravações foram feitas pela ex-mulher do parlamentar, Vanessa Felippe - ela discordava do valor da pensão após o divórcio.
Nas gravações, Bethlem falou sobre o esquema num diálogo com a ex-mulher, em 2011. De acordo com as reportagens, pelo esquema, ele recebia até R$ 85 mil por mês (fora do salário) a partir do desvio de dinheiro de contratos firmados pela prefeitura. Também há a suspeita de que o esquema incluía uma empresa que fornecia refeições para ONGs. O parlamentar nega as acusações.
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA