Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil atual
8/7/2013
Publicidade
Expandir publicidade
Parlamentares acompanham atentamente às explicações sobre as regras do Prêmio Congresso em Foco 2013
[caption id="attachment_119501" align="alignleft" width="300" caption="Parlamentares acompanham atentamente às explicações sobre as regras do Prêmio Congresso em Foco 2013"][fotografo] Divulgação [/fotografo][/caption]Prestigiado por parlamentares, jornalistas, parceiros e outros convidados, um almoço que reuniu mais de cem pessoas no Unique Palace, em Brasília, marcou o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013. Pelo oitavo ano consecutivo, a sociedade brasileira poderá apontar aqueles que melhor a representam no Congresso Nacional.
A onda de manifestações pedindo mudanças profundas na política brasileira e na gestão pública deu o tom de evento. Na opinião de vários parlamentares, o prêmio ganhou ainda mais importância neste novo cenário por estimular a população a aprofundar o conhecimento sobre o Congresso Nacional.
Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o prêmio possibilita indicar os parlamentares "que estão mais sintonizados com a vontade popular". O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) acrescenta que "o prêmio mostra que existem exceções no Parlamento", que, enfatiza ele, são exatamente aqueles que estão desempenhando "o papel que está sendo reclamado pelas ruas". O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) também destacou a importância do grito das ruas, que "ajuda a tirar a cera do ouvido dos políticos.
Para o idealizador do projeto e diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, a iniciativa contribui para "identificar quais são os aliados que a sociedade tem dentro do Congresso Nacional para mudar o sistema político brasileiro, que é cheio de deformações".
Veja esses e vários outros depoimentos na reportagem em vídeo sobre o lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2013: