[caption id="attachment_104267" align="alignleft" width="285" caption="Jornal argentino Clarin destaca a eleição de ex-arcebispo de Buenos Aires como novo papa"][/caption]
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, acaba de ser anunciado como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado no mês passado. Bergoglio é o primeiro papa não europeu em 1.300 anos, o primeiro latino-americano. O anúncio foi feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran, que, seguindo o Código de Direito Canônico, pronunciou a célebre frase "Habemus papam" diante de uma Praça São Pedro completamente lotada. Bergoglio escolheu o nome de papa Francisco.
Uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina por volta das 15h05 (horário de Brasília), após cinco escrutínios, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Mas somente uma hora depois o nome do argentino, filho de um casal de italianos, foi anunciado. O novo papa era arcebispo de Buenos Aires. A escolha foi feita por 115 cardeais.
O nome do argentino não aparecia entre os mais cotados nas últimas listas de favoritos. O italiano Angelo Scola e o brasileiro Dom Odilo Scherer despontavam como nomes mais lembrados por especialistas.
Veja ainda:O dia D de Dom Odilo SchererApós sete anos, Bento XVI renuncia ao papadoA carta de renúncia do papa Bento XVIMárcia Denser: Bento XVI já vai tardeOutros textos sobre temas religiososCurta o Congresso em Foco no FacebookSiga o Congresso em Foco no Twitter