Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PEC da Música é aprovada pela Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PEC da Música é aprovada pela Câmara

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Mariana Haubert

13/12/2011 20:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_59607" align="alignleft" width="319" caption="Ao final da votação, músicos que acompanhavam a votação subiram à Mesa da Câmara e, junto com os deputados, cantaram "Carinhoso" - J. Batista/Câmara"][/caption] O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição da música (PEC 98/07) que concede imunidade tributária à produção de CDs e DVDs de autores brasileiros. De autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) e outros deputados, substitutivo da comissão especial foi aprovado por 393 votos a favor, 6 contrários e apenas uma abstenção. O texto segue agora para análise do Senado, onde também tramitará em dois turnos.  A medida estabelece que fonogramas e videofonogramas produzidos no Brasil não pagarão mais impostos, tanto federais quanto estaduais e municipais. A PEC, elaborada por 15 deputados de diferentes partidos e regiões, define ainda que mídias ou arquivos digitais que contenham produção nacional ficam também isentos.
Segundo o relator da matéria, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a redução no preço final dos produtos pode chegar a 25%. A proposta estabelece que não será cobrado o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre as produções musicais em todo o país. O texto não inclui a etapa de replicação, quando as obras gravadas são copiadas para o suporte físico.
O texto da PEC modifica o inciso sexto do artigo 150 da Constituição Federal. É neste trecho da Carta Magna que fica vedado à União, às unidades da federação e aos municípios a criação de impostos para templos de qualquer culto e livro, jornais, periódicos e papel destinado à sua impressão, entre outros. A proposta restringe o benefício para CDs e DVDs produzidos no Brasil, por artistas brasileiros. De acordo com os autores, a intenção da proposta é ampliar a comercialização de CDs e DVDs de música brasileira e fortalecer o mercado nacional. Artistas do país inteiro fizeram manifestação durante a tarde na Câmara. "Hoje a produção musical é feita pela gravadora independente ou pelo próprio artista que produz o seu trabalho, por isso essa PEC é tão importante, para que a gente possa trazer mais produtos aos nossos fãs", disse a cantora baiana Margareth Menezes que se apresentou para quem passava pela Câmara. A aprovação da PEC foi comemorada por artistas que lotaram o Plenário, dentre eles as cantoras Fafá de Belém e Sandra de Sá. Entoando a música "Carinhoso", de Pixinguinha, conhecida pelos versos "meu coração/ não sei por que/bate feliz, quando te vê/ e os meus olhos, ficam sorrindo, e pelas ruas vão te seguindo", cerca de 20 pessoas subiram à mesa e se colocaram ao lado do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Comissão da Verdade ganha subcomissão na Câmara

Relator da lei da Copa recua na liberação das bebidas

Rosa Maria Weber é a nova ministra do STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES