Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/7/2011 | Atualizado 31/7/2011 às 18:29
[/caption]
Pesquisa sobre o Índice de Confiança na Justiça da Escola de Direito (ICJ Brasil), da Fundação Getúlio Vargas, divulgada neste sábado (30), aponta que apenas 4% dos brasileiros sabem o que exatamente faz o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados já ouviram falar sobre o Supremo, mas  37% desconhecem completamente as atividades que a instituição desempenha.
As atribuições da Suprema Corte estão descritas no art. 102 da Constituição Federal. Ao STF cabe essencialmente guardar a Constituição. Entre outras coisas, compete aos onze ministros da Corte processar e julgar ações diretas de insconstitucionalidade e ações penais comuns que envolvem o presidente e vice-presidente da República, os deputados e senadores, os ministros do Supremo e o Procurador-Geral da República. Cabe também, por exemplo, julgar conflitos entre a União e os Estados, além de decidir sobre processos de extradição.
Leia o art. 102 da Constituição, com todas as competências do STF
Ainda de acordo com a pesquisa, 59% disseram conhecer "apenas um pouco". A pesquisa da Getúlio Vargas sobre os conhecimentos acerca do papel da corte máxima da Justiça brasileira foi realizada em sete estados, com 1.551 entrevistados. O resultado da enquete foi divulgado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.Tags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime