[caption id="attachment_45466" align="alignleft" width="300" caption="Maioria da população não sabe que o Supremo é a principal corte de Justiça do paí, responsável por julgar as questões constitucionais - Nelson Jr./STF"]

[/caption]
Pesquisa sobre o Índice de Confiança na Justiça da Escola de Direito (ICJ Brasil), da Fundação Getúlio Vargas, divulgada neste sábado (30), aponta que apenas 4% dos brasileiros sabem o que exatamente faz o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a pesquisa, 83% dos entrevistados já ouviram falar sobre o Supremo, mas 37% desconhecem completamente as atividades que a instituição desempenha.
As atribuições da Suprema Corte estão descritas no art. 102 da Constituição Federal. Ao STF cabe essencialmente guardar a Constituição. Entre outras coisas, compete aos onze ministros da Corte processar e julgar ações diretas de insconstitucionalidade e ações penais comuns que envolvem o presidente e vice-presidente da República, os deputados e senadores, os ministros do Supremo e o Procurador-Geral da República. Cabe também, por exemplo, julgar conflitos entre a União e os Estados, além de decidir sobre processos de extradição.
Leia o art. 102 da Constituição, com todas as competências do STF
Ainda de acordo com a pesquisa, 59% disseram conhecer "apenas um pouco". A pesquisa da Getúlio Vargas sobre os conhecimentos acerca do papel da corte máxima da Justiça brasileira foi realizada em sete estados, com 1.551 entrevistados. O resultado da enquete foi divulgado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.