Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/2/2011 6:12
Renata Camargo
Os líderes de partidos na Câmara definiram hoje (23) como será feita a distribuição das comissÕes permanentes entre as legendas. Após diversas negociações, os partidos chegaram a um acordo. Na distribuição, PT e PMDB, as maiores bancadas da Casa, ficaram com o maior número de comissões: cada um vai presidir três delas.
Os petistas foram confirmados na comissão mais importante da Câmara, a de Constituição e Justiça (CC), que deve ser presidida pelo deputado João Paulo Cunha (SP), réu do mensalão. O PT ficou também com Finanças e Tributação e com Educação e Cultura: Cláudio Puty (PA) deve presidir Finanças, e Fátima Bezerra (RN), Educação.
O PMDB ficou com a poderosa comissão de Minas e Energia e com a de Seguridade Social e de Desenvolvimento Urbano. A oposição, representada pelo PSDB e pelo DEM, vai comandar quatro colegiados. Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores ficam com os tucanos, enquanto Agricultura e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado serão presididas por deputados do Democratas.
Na disputa pela Comissão do Trabalho, o PTB ganhou a batalha contra o PDT, que em troca ficará à frente da Comissão de Meio Ambiente. A negociação para as duas comissões envolveu também o PV, que ficou com a Defesa do Consumidor, e a promessa de ganhar a Comissão de Meio Ambiente no próximo ano. O PDT ficou com o acordo de comandar em 2012 a Comissão de Trabalho.
O acordo desagradou ao líder do PV, deputado Sarney Filho (MA). O partido queria assumir a Comissão de Meio Ambiente. "Corremos o risco de ter uma tradição: meio ambiente ser comandado por um ruralista", disse Sarney. Segundo o líder verde, o DEM não concordou com o acordo de alternância das três comissões entre PTB, PDT e PV/PPS.
Nos ajustes das comissões, o PCdoB cedeu a Comissão de Amazônia para o PP; o PSC cedeu a Comissão de Direitos Humanos para os comunistas; enquanto o PP deixou a Comissão de Fiscalização e Controle com o PSC.
Veja com quem ficou o comando de cada comissão:
    - Agricultura - DEM
    - Amazônia - PP
    - Ciência e Tecnologia - PSDB
    - Constituição e Justiça - PT
    - Defesa do Consumidor - Bloco PV, PPS
    - Desenvolvimento Econômico - PR
    - Desenvolvimento Urbano - PMDB
    - Direitos Humanos - PCdoB
    - Educação e Cultura - PT
    - Finanças e Tributação - PT
    - Fiscalização Financeira e Controle - PSC
    - Legislação Participativa - PR
    - Meio Ambiente - PDT
    - Minas e Energia - PMDB
    - Relações Exteriores - PSDB
    - Segurança - DEM
    - Seguridade Social e Família (Saúde) - PMDB
    - Trabalho - PTB
    - Turismo - PSB
    - Viação e Transporte - PP
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime