Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/4/2011 7:52
Rudolfo Lago
A comissão de reforma política do Senado aprovou hoje (5) o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais.A comissão de senadores elabora um ante-projeto de reforma, que depois terá de ser submetido aos plenários do Senado e da Câmara. O financiamento público de campanha, aprovado por 12 votos contra 5 na comissão, estabelece que candidatos nas eleições só poderão receber dinheiro público para fazer suas campanhas. Qualquer financiamento privado fica vedado.
A aprovação do financiamento público está vinculada, no entender dos senadores da comissão, a outra modificação aprovada na semana passada: a adoção do voto em lista fechada nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores). Assim, os repasses para financiar as campanhas seriam feitos aos partidos, e não aos candidatos, o que facilitaria a adoção do sistema de financiamento.
"O financiamento exclusivamente público só funciona se tivermos a lista fechada", considera o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Ele mesmo, porém, desconfia que o modelo de lista fechada acabará sendo rejeitado nas votações em plenário.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação