Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O ápice da civilização brasileira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

O ápice da civilização brasileira

Congresso em Foco

22/6/2005 11:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Antonio Vital

Brasília vai completar 45 anos no dia 21 de abril e ainda não foi compreendida por grande parte dos brasileiros, para quem a capital do país virou símbolo de tudo de ruim que nossos homens públicos representam. No imaginário de muita gente, ainda vigora a mesma propaganda negativa udenista de meio século atrás. Até as imagens são iguais: "Brasília é um desperdício de dinheiro", "Brasília é um antro de corrupção", "Brasília é uma ilha da fantasia".

Brasília, na verdade, é o ápice do que produziu até agora a civilização brasileira, se é que existe algo assim. Para o bem e para o mal.

Brasília é resultado da união de talentos brasileiros extraordinários - ainda que Lucio Costa e o mentor espiritual dele e de Oscar Niemeyer, Le Corbusier, tenham nascido na França. A cidade também é resultado de um fabuloso trabalho de equipe, liderado por Juscelino Kubitschek e Israel Pinheiro. É ainda produto de um gigantesco esforço coletivo de brasileiros vindos de todas as partes para erguer a sede da nação onde não havia mais que cerrado, gado magro e gente desnutrida e doente.

Rasgar a cruz de Lucio Costa no meio do mato e levantar ali arranha-céus em apenas três anos foi uma empreitada digna de figurar nos anais da humanidade. Embasar tudo isso em conceitos humanistas até hoje modernos, em que a qualidade de vida se sobrepõe aos interesses mercantilistas ou meramente administrativos, é de causar inveja a qualquer país do mundo.

Pessoas fantásticas juntaram poesia e cimento e fizeram uma cidade. Conseguiram assim integrar o país, diminuir as distâncias entre as capitais, levar desenvolvimento para o interior e provaram a si mesmas que até os sonhos aparentemente mais malucos podem virar realidade. Na mesma época, Nelson Rodrigues, do Rio de Janeiro, escreveu que a conquista da Copa de 58, na Suécia, acabou com nosso complexo de vira-latas. Mas era a 1.200 km dali, no Planalto Central, que ocorria a verdadeira mutação do vira-latas em desbravador entusiasta do próprio futuro.

Só que isso foi há 45 anos. O tempo fez baixar sobre a cidade a poeira de outras características brasileiras. A cidade inchou mais do que devia por causa de uma política eleitoreira de doação de lotes. Áreas públicas e de proteção ambiental foram destruídas por invasores de classe média, sob as barbas do poder público, em decorrência da mesma lógica eleitoreira. O interesse mercantilista golpeou o conceito do Plano Piloto de Lucio Costa, com seus jardins e áreas verdes. A especulação imobiliária arrombou o que devia ser preservado. A solidariedade e o entusiasmo dos primeiros tempos deu lugar a um individualismo carreirista de corporações as mais diversas. E nossos políticos não melhoraram em nada. Continuam com os mesmos vícios do tempo do Palácio do Catete - o que não contribui em nada para a imagem da cidade.

Enfim, Brasília já exibe as marcas do tempo e, também por causa disso, é a síntese do Brasil.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 694, "context": "{\"articlekey\":694}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES