Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/1/2011 7:00
Heitor Peixoto*
Se o Poder Legislativo é constantemente posto na berlinda, e quase sempre "graças" aos escândalos que sedia, não seria justo que nós, jornalistas, fechássemos os olhos às suas boas ideias.
Uma delas é promovida pela Assembleia Legislativa de São Paulo, mas está ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Trata-se do Curso de Iniciação Política do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação Mário Covas. No novo modelo de ensino à distância (EAD), o curso apresenta em linguagem bastante clara e acessível desde os princípios da Teoria Geral do Estado até os desafios para o futuro, passando pela importância do voto consciente e da ética na política.
(Clique aqui http://www.gsionline.com.br/clientes/ilp/moodle/login/index.php, faça o cadastro e tenha acesso ao curso)
A princípio voltado para o público de 14 a 19 anos, o curso naturalmente extrapola essa faixa etária, na medida em que toca em assuntos que constituem o alicerce da cidadania e do regime democrático, temas esses que deveriam fazer parte da bagagem cultural de qualquer cidadão.
Deveriam, mas não fazem. E em um ano e meio, o curso atraiu apenas cerca de mil pessoas. Ou seja, 0,00073635% do eleitorado brasileiro.
Isso não quer dizer que os outros 99,9992637% estejam desinteressados por política, é claro. Sobretudo hoje em dia, em que a informação e o conhecimento estão muito segmentados e disponíveis por meio das mais diversas fontes.
Mesmo assim, tais percentuais não deixam de ser representativos de como a política é algo alheio ao interesse da maioria das pessoas.
Sem medo de me tornar semanalmente repetitivo, enquanto for assim, os oportunistas, corruptos e aproveitadores de toda ordem continuarão encontrando porta aberta no poder, restando aos "representados" o ofício do resmungar, que é livre, porém surdo e mudo. Pois até para criticar e mudar, é preciso formação. Não exatamente escolar, mas cidadã.
*Repórter da TV Assembleia de Minas Gerais . Leia também seus textos no blog Multipolítica
Tags
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime