Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dilma já admite vitória no primeiro turno

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dilma já admite vitória no primeiro turno

Congresso em Foco

21/8/2010 14:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37783" align="alignleft" width="300" caption="Diante da última pesquisa do Datafolha, Dilma admite a hipótese de vencer eleição no primeiro turno"]Diante da última pesquisa do Datafolha, Dilma admite a hipótese de vencer eleição no primeiro turno[/caption]

Thomaz Pires
Pesquisa divulgada pelo Datafolha animou a candidata petista Dilma Rousseff, que está 17 pontos à frente do tucano José Serra, e o venceria se a eleição fosse hoje. Neste sábado (21), embora ainda com cautela, a candidata admitiu a hipótese de vencer a eleição no primeiro turno.

"Qualquer vitória que a gente por ventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos. Isso que pode levar no dia 3 de outubro, às 5h da tarde - fechadas as urnas, começa a contar os votos - a gente ter a perspectiva de ganhar no primeiro turno e, caso não seja isso, ir para o segundo turno e ganhar também", disse a candidata.

Mas questionada sobre o excesso de otimismo, Dilma disse que evitará subir no salto alto. "A pesquisa até agora não está sendo ruim, porque não está dando espaço para o clima de já ganhou. Ela mostra que o programa de TV está indo no rumo certo", disse.

Segundo o levantamento, Dilma distanciou-se de Serra em 17 pontos e chegou aos 47% na preferência do eleitorado. Serra tem 30% e Marina, 9%. Trata-se da primeira pesquisa depois do início da campanha em rádio e TV. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano. Esta é a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Balde de água fria

Se o clima já não andava bom entre os partidários da candidatura de José Serra, do PSDB, a pesquisa Datafolha caiu Divulgada neste sábado (21), a pesquisa Datafolha caiu como uma balde de água fria. Durante todo o dia, o candidato foi assediado por diversos jornalistas para comentar o último levantamento sobre a corrida dos presidenciáveis. Irritado com a insistência, Serra repetiu por mais de uma vez a frase pronta: "Eu não comento pesquisa".

Durante a manhã deste sábado, Serra participou de uma caminhada pelas ruas de Caxias, na Baixada Fluminense, e comentou um tiroteio entre policiais e bandidos no morro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. Desde o início, antecipou que não iria comentar a pesquisa. Entretanto, as declarações recaíram sobre inoperância, segundo ele, do governo em conter a violência e o tráfico na região.

Embora os assessores aleguem que a campanha não está afetada pelos números negativos, Serra mostrou-se disposto em adotar uma postura mais agressiva. Em Caxias, o candidato do PSDB criticou a falta de empenho, na sua avaliação, do governo federal no combate à violência.  "O governo federal e o presidente da República precisam se jogar numa luta para combater o problema nas suas bases, no tráfico de drogas e no contrabando de armas," afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Destaque nas revistas: O desafio da Dilma de Aécio

Nos jornais: Dilma abre 17 pontos e venceria no 1º turno

Marina cria joguinho na internet

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES