Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/8/2010 20:53
Fábio Góis
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) um requerimento de convocação, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), para que a servidora do Fisco Antonia Aparecida Rodrigues deponha sobre a quebra de sigilo fiscal do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge. Lotada na Delegacia da Receita Federal em São Paulo, Antonia foi apontada em reportagem da revista Veja como uma das envolvidas na violação, e agora responde a processo administrativo disciplinar instaurado no órgão. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira (11).
Segundo a revista semanal, os comandos de operação para a quebra de sigilo partiram do computador de Antonia na Delegacia da Receita, em procedimento que requer senha pessoal e intransferível. Antonia nega que tenha executado o procedimento ou qualquer envolvimento na violação.
Em outro requerimento de convocação, Alvaro pede também esclarecimentos do ex-funcionário do Palácio do Planalto Demetrius Felinto sobre o encontro realizado em 2008 entre a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, segundo Demetrius. Técnico de informática, Demetrius disse em entrevista também à revista Veja desta semana ter imagens que desmentiriam a ex-ministra - com data, horário e local da tal reunião, que Dilma nega e Lina confirma.
O caso veio à tona em agosto de 2009, e causou desgaste à cúpula do Planalto. No Congresso, parlamentares da oposição conseguiram a convocação de Lina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ela afirmou ter tido um encontro com Dilma, no qual a então ministra da Casa Civil a orientou a apressar a conclusão das investigações do fisco sobre um dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o empresário Fernando Sarney. Lina havia sido demitida em 7 de julho de 2009 pelo ministro Guido Mantega (Fazenda).
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime